E foi lançado GNU Parted 3.5 com correções de bugs, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
GNU Parted é um editor de partições livre escrito por Andrew Clausen e Lennert Buytenhek, e usado para criar e excluir partições. Isso é útil para criar espaço para novos sistemas operacionais, reorganizar o uso do disco rígido, copiar dados entre discos rígidos e imagens de disco.
Agora, Brian C. Lane anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do GNU Parted 3.5 como o último lançamento estável deste poderoso utilitário de linha de comando para gerenciar partições de disco e o backend da famosa ferramenta GParted.
Novidades do GNU Parted 3.5
Quase quatro meses em desenvolvimento, o GNU Parted 3.5 está aqui para introduzir suporte para o Linux /home GUID (Globally Unique Identifier) usando o sinalizador linux-home, suporte para nomes de partição serem uma string vazia quando eles são definidos no modo
--script
, bem como suporte para usar o sinalizador de partição swap em discos rotulados como MSDOS.O GNU Parted 3.5 também adiciona uma nova opção --fix
ao modo --script
para corrigir automaticamente vários problemas, como o cabeçalho GPT de backup ausente no final de um disco, e adiciona uma opção de linha de comando --json
que pode ser usado para gerar os detalhes do disco no formato de arquivo JSON.
Entre outras mudanças dignas de nota nesta versão, há suporte para as arquiteturas AArch64 (ARM64) e MIPS64 como máquinas válidas para teste, suporte para usar a opção retry remove do libdevmapper ao tentar remover uma partição de disco ocupada, bem como a capacidade de manter GUID- atributos específicos ao escrever o cabeçalho GPT.
Além disso, esta versão é construída contra o Gnulib mais recente, remove a menção de “uma partição específica” de seu uso, adiciona suporte para escape de dois pontos e barras invertidas na saída da máquina e diminui os tamanhos de disco usados em testes para 267 MB para FAT32 e apenas 10 MB para o restante, facilitando a execução do conjunto de testes em sistemas com pouca memória.
Para saber mais sobre essa versão do GNU Parted 3.5, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar GNU Parted
Ele também deve aparecer em breve nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita, portanto, atualize suas instalações o mais rápido possível se estiver usando o GNU Parted para gerenciar suas partições de disco.