E foi lançado o GNU Emacs 27.2 como uma nova versão de manutenção. Confira as novidades e veja como instalar essa atualização no Linux.
GNU Emacs é um editor de texto extensível, personalizável, gratuito e aberto, criado pelo fundador do Projeto GNU, Richard Stallman. Este é o mais popular da família Emacs de editores de texto.
Este editor de texto está disponível para Linux, Windows e macOS, é escrito em C e fornece o Emacs Lisp como uma linguagem de extensão. Também implementado em C, Emacs Lisp é um “dialeto” da linguagem de programação Lisp usada pelo Emacs como linguagem de script.
Para aqueles que não estão familiarizados com este editor de texto, os recursos do GNU Emacs incluem:
- modos de edição sensíveis ao conteúdo, incluindo destaque de sintaxe, para muitos tipos de arquivo;
- Documentação abrangente integrada, incluindo um tutorial para novos usuários;
- Suporte total a Unicode para quase todos os scripts;
- Também é altamente personalizável, usando o código Emacs Lisp ou uma interface gráfica de usuário;
- Ele possui um ecossistema completo de recursos além da edição de texto, incluindo rastreamento de calendário e planejador de projeto (com modo Org), um e-mail e leitor de notícias (Gnus), uma interface de depuração e muito mais.
Agora, o editor de texto GNU Emacs 27.2 foi lançado como uma nova versão de manutenção.
Novidades do GNU Emacs 27.2
O GNU Emacs 27.2 é uma versão de correção de bug sem novos recursos.
De acordo com o changelog, essa atualização mudou o comportamento da opção do usuário ‘resize-mini-frames’. Se definido para um valor não nulo que não é uma função, redimensione o mini quadro usando a nova função ‘ajustar mini quadro ao buffer’ que não irá ignorar linhas vazias iniciais ou finais do buffer.
O GNU Emacs 27.2 agora ignora as teclas modificadoras quando a entrada IME é usada.
Por padrão, pressionar as teclas Ctrl, Shift e Alt ao usar a entrada IME não aplicará mais os modificadores aos caracteres produzidos, pois há IMEs que usam teclas com modificadores para inserir alguns caracteres. Personalize a variável ‘w32-ignore-modifiers-on-IME-input’ para nulo para voltar ao comportamento antigo.
Por fim, no GNU Emacs 27.2 a opção do usuário ‘tramp-completed-reread-directory-timeout’ agora está obsoleta.
Para saber mais sobre essa versão do GNU Emacs, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você estiver interessado em instalar esta nova versão do Gnu Emacs em sua distro, você pode fazer isso de duas maneiras.
A primeira é fazer diretamente no gerenciador de pacotes/central de programas da sua distribuição. Embora, como você sabe, as atualizações de aplicativos geralmente não estejam disponíveis imediatamente, devemos esperar alguns dias para que sejam disponibilizadas a todos.
A outra forma recomendada de já ter uma versão mais atual é baixando e compilando o código-fonte que pode ser encontrado no site oficial do editor.