E foi lançado o GNU Coreutils 9.5 com mais recursos e correções de bugs, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Coreutils (ou GNU Core Utilities) é um pacote de software desenvolvido pelo projeto GNU que contém várias das ferramentas básicas, como cat, ls e rm, necessárias para sistemas operacionais do tipo Unix.
É uma combinação de três pacotes anteriores: utilitários de arquivo (fileutils), utilitários de shell (shellutils) e utilitários de processamento de texto (textutils).
Os utilitários do núcleo GNU suportam opções de strings longas como parâmetros para comandos, bem como alguma permissividade na convenção para especificar opções antes de argumentos regulares (desde que a variável de ambiente POSIXLY_CORRECT esteja definida, o que permite diferentes funcionalidades no BSD).
Além disso, como a filosofia GNU usa informações de páginas man (e usa ferramentas como info), as informações fornecidas são maiores.
Há vários dias foi anunciada a disponibilidade da nova versão estável do conjunto de utilitários básicos do sistema GNU Coreutils 9.5, que inclui programas como sort, cat, chmod, chown, chroot, cp, date, dd, echo, hostname, id, ln, ls, etc.
Novidades do GNU Coreutils 9.5
Embora o esforço Coreutils escrito por Rust do uutils esteja avançando, o esforço upstream do GNU Coreutils não mostra sinais de desaceleração.
Dito isso, foi lançado o GNU Coreutils 9.5 com ainda mais recursos e correções de bugs, incluindo uma correção de segurança para um problema de chmod que existe desde o início.
Uma das melhorias interessantes a serem observadas no GNU Coreutils 9.5 é que os comandos cp, mv, install, cat e split agora podem ler/gravar um mínimo de 256 KB por vez. Anteriormente, havia um mínimo de 128 KB, mas foi duplicado para melhorar o rendimento do Coreutils em sistemas modernos. O rendimento com Coreutils 9.5 graças a esta mudança aumenta em 10~20% ao ler arquivos em cache em sistemas modernos. O benefício vem da redução da sobrecarga de chamadas do sistema. Esta atualização de tamanho de E/S padrão foi ajustada pela última vez há uma década.
GNU Coreutils 9.5
GNU Coreutils 9.5 no lado da segurança corrige uma condição de corrida com o chmod recursivo (chmod -R) onde um invasor pode substituir um arquivo percorrido por um link simbólico para, por sua vez, fazer com que o chmod opere em um arquivo não intencional. Esse bug presente desde o início do Coreutils agora foi corrigido.
GNU Coreutils 9.5 também corrigiu vários avisos ao interagir com o sistema de arquivos CIFS, join e uniq lidam melhor com caracteres multibyte, tail não manipula mais a entrada dos sistemas de arquivos /proc e /sys, várias novas opções para comandos diferentes, SELinux as operações durante as operações de cópia de arquivo agora são mais eficientes e o tail agora pode seguir vários processos por meio de opções “–pid” repetidas.
Para saber mais sobre essa versão do GNU Coreutils, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GNU Coreutils
O GNU Coreutils faz parte da instalação padrão da maioria das distribuições Linux, e em algumas, já vem instalado. Portanto, para receber a versão mais recente desse software, basta apenas manter seu sistema atualizado ou usar a central de programas dele.