E foi lançado o GNU Binutils 2.39 com avisos no ELF Linker, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
GNU Binary Utilities, ou binutils, é coleção de utilitários de software livre muito comuns em sistemas Linux e outras plataformas.
São um conjunto de ferramentas de programação para criar e gerenciar programas binários, arquivos de objetos, bibliotecas, dados de perfil e código-fonte de montagem.
GNU Binutils fornece o GNU Linker e Assembler juntamente com vários outros utilitários como strip, readelf, objdump, strip e outros utilitários comuns para a cadeia de ferramentas GNU.
Os GNU Binutils são normalmente usados em conjunto com compiladores como o GNU Compiler Collection (gcc), ferramentas de construção como make e o GNU Debugger (gdb).
Através do uso da biblioteca Binary File Descriptor (libbfd), a maioria das ferramentas suporta os vários formatos de arquivos de objetos suportados pela libbfd.
Agora, após o lançamento do GNU Glibc 2.36 no início desta semana, o GNU Binutils 2.39 foi lançado para este conjunto comum de utilitários binários em sistemas de código aberto.
Novidades do GNU Binutils 2.39
O mais notável com o GNU Binutils 2.39 é que o vinculador ELF agora gerará um aviso se uma pilha se tornar executável.
O vinculador agora também avisará se o binário de saída contiver um segmento com todos os três bits de permissão de leitura/gravação/execução definidos.
Esses avisos são para ajudar os desenvolvedores a identificar softwares que podem ser vulneráveis a ataques das regiões de memória executável.
Apesar desses avisos com o Binutils 2.39 virem habilitados por padrão, mas podem ser desabilitados por meio de novas opções de linha de comando.
O GNU Binutils 2.39 também adiciona uma opção “--package-metadata
” ao vinculador ELF para incorporar uma carga JSON em suporte à especificação de metadados do pacote.
Enquanto isso, o programa objdump do Binutils agora suporta realce de sintaxe colorido em sua saída de desmontagem.
O GNU Binutils 2.39 também possui outras melhorias.
Para saber mais sobre essa versão do GNU Binutils, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O GNU Binutils está disponível por padrão na maioria das distribuições Linux e podem ser instaladas usando apenas o gerenciador de pacotes desstas.
Por exemplo, no Debian, Ubuntu e derivados, basta usar o seguinte comando:
sudo apt instal binutils