E foi lançado o GNU Binutils 2.38 com suporte LoongArch, Intel AVX-512 FP16, e mais cores ARM. Confira as novidades e veja como instalar.
GNU Binary Utilities, ou binutils, é coleção de utilitários de software livre muito comuns em sistemas Linux e outras plataformas.
São um conjunto de ferramentas de programação para criar e gerenciar programas binários, arquivos de objetos, bibliotecas, dados de perfil e código-fonte de montagem.
GNU Binutils fornece o GNU Linker e Assembler juntamente com vários outros utilitários como strip, readelf, objdump, strip e outros utilitários comuns para a cadeia de ferramentas GNU.
Os GNU Binutils são normalmente usados em conjunto com compiladores como o GNU Compiler Collection (gcc), ferramentas de construção como make e o GNU Debugger (gdb).
Através do uso da biblioteca Binary File Descriptor (libbfd), a maioria das ferramentas suporta os vários formatos de arquivos de objetos suportados pela libbfd.
Agora, foi lançado o GNU Binutils 2.38.
Novidades do GNU Binutils 2.38
Com GNU Binutils 2.38 agora há suporte para LoongArch como arquitetura de CPU derivada de MIPS64 de Loongson para CPUs chinesas domésticas, suporte para extensões de arquitetura Armv9 (v9.1-A, v9.2-A, v9.3-A), suporte para Intel AVX -512 instruções FP16, manipulação de caracteres Unicode aprimorada e suporte para núcleos Arm Cortex R52+/A510/A710/X2/A710.
O GNU Assembler também tem uma nova opção para controlar melhor como os caracteres multibyte são tratados.
Para saber mais sobre essa versão do GNU Binutils, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O GNU Binutils está disponível por padrão na maioria das distribuições Linux e podem ser instaladas usando apenas o gerenciador de pacotes desstas.
Por exemplo, no Debian, Ubuntu e derivados, basta usar o seguinte comando:
sudo apt instal binutils