GNOME Web Canary agora está disponível para testar recursos

E o GNOME Web Canary agora está disponível para testar recursos. Confira os detalhes dessa novidade e veja como instalar no Linux.

Epiphany ou GNOME Web é um navegador mínimo, mas capaz, para distribuições Linux. Você deve encontrá-lo como o navegador padrão para o sistema operacional elementar.

Com o GNOME 40, o navegador Epiphany teve algumas melhorias e adições.

Nos bastidores, ele recebe regularmente algumas melhorias interessantes e acréscimos de recursos. E para isso, você pode optar pela versão Tech Preview do GNOME Web feita sob medida para os primeiros testadores.

Agora, um novo tipo de Canary foi introduzido e você pode usar para testar recursos que ainda não estão disponíveis nem mesmo na versão de visualização da tecnologia.

GNOME Web Canary agora está disponível para testar recursos

GNOME Web Canary agora está disponível para testar recursos
GNOME Web Canary agora está disponível para testar recursos

Se você está procurando testar compilações altamente instáveis ​​do navegador GNOME para recursos de ponta, o sabor Canary está aqui para isso.

As compilações “Canary” do GNOME Web permitem que você teste recursos que nem mesmo estão disponíveis na versão mais recente do WebKitGTK.

Observe que as compilações canário devem ser extremamente instáveis, ainda piores do que as compilações de desenvolvimento disponíveis como uma prévia da tecnologia.

No entanto, com a ajuda de uma construção Canary, um usuário final pode testar as coisas bem no início do processo de desenvolvimento, o que pode ajudar a encontrar bugs desastrosos.

Não se limita apenas aos testes iniciais do usuário final, uma construção canário também torna as coisas mais fáceis para um desenvolvedor GNOME da Web.

Eles não precisam mais construir o WebKitGTK separadamente para implementar e testar um novo recurso.

Embora houvesse um SDK Flatpak disponível para facilitar o processo para os desenvolvedores, ainda era uma tarefa demorada.

Agora, com isso resolvido, o ritmo de desenvolvimento também pode melhorar potencialmente.

Como obter o Canary Build?

Primeiro, você precisa adicionar o WebKit SDK Flatpak remoto usando os comandos abaixo:
flatpak --user remote-add --if-not-exists webkit https://software.igalia.com/flatpak-refs/webkit-sdk.flatpakrepo
flatpak --user install https://nightly.gnome.org/repo/appstream/org.gnome.Epiphany.Canary.flatpakref

Uma vez feito isso, você pode instalar o Canary usando o arquivo Flatpakref fornecido.

Testar uma construção Canary dá a mais usuários a capacidade de ajudar os desenvolvedores GNOME da Web no processo. Portanto, é definitivamente uma adição muito necessária para melhorar o desenvolvimento do navegador GNOME.

Para obter mais detalhes técnicos, você pode querer dar uma olhada na postagem de anúncio de um dos desenvolvedores.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.