Como instalar o Gnome Tweak Tool no Ubuntu e derivados

Se você usa o Ubuntu com Gnome e quiser fazer mais ajustes no seu sistema para deixá-lo ao seu gosto, veja como instalar o Gnome Tweak Tool no Ubuntu.

Gnome Tweak Tool é um gerenciador de configurações para o desktop Gnome, e também umas das ferramentas de ajustes mas conhecidas.

Como instalar o Gnome Tweak Tool no Ubuntu e derivados

O Gnome Tweak Tool é um utilitário de ajustes popular e poderoso. Com esta ferramenta você pode gerenciar seu ambiente Ubuntu (com Gnome) mudando temas, ícones, fontes, cursor e assim por diante.

Embora o aplicativo padrão de configurações do Ubuntu esteja bem abastecido com todas as opções, ele não cobre todos os aspectos do sistema.

Por isso, você deve instalar o GNOME Tweak Tool para desbloquear outras opções de personalização.

Como instalar o Gnome Tweak Tool no Ubuntu e seus derivados

Gnome Tweak Tool está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu e pode ser instalado usando a Central de programas ou usando o comando sudo apt-get install gnome-tweak-tool ou sudo apt-get install gnome-tweakem um terminal.

Mas essa nem sempre é a versão mais recente. Por isso, para ter a última versão desse programa no Ubuntu, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome gnome-tweak-tool.deb:

wget https://launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-tweaks/46.0-2/+build/28131718/+files/gnome-tweaks_46.0-2_all.deb -O gnome-tweak-tool.deb

Passo 3. Agora instale o programa com o comando:

sudo dpkg -i gnome-tweak-tool.deb

Passo 4. Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:

sudo apt-get install -f

Quando quiser iniciar o programa, digite gnome no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB).

Desinstalando o Gnome Tweak Tool no Ubuntu e derivados

Para desinstalar o Gnome Tweak Tool no Ubuntu e derivados você também pode usar a Central de programas, ou fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo apt-get remove gnome-tweak-tool --auto-remove
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.