E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME Shell e Mutter 46 Beta. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.
O GNOME Shell é o shell gráfico do ambiente de área de trabalho GNOME a partir da versão 3, lançada em 6 de abril de 2011.
Ele fornece funções básicas como iniciar aplicativos, alternar entre janelas e também é um mecanismo de widget. O GNOME Shell substituiu o GNOME Panel e alguns componentes auxiliares do GNOME 2.
E o Mutter é um gerenciador de janelas inicialmente projetado e implementado para o X Window System, mas depois evoluiu para ser um compositor Wayland. Ele tornou-se o gerenciador de janelas padrão no GNOME 3, substituindo o Metacity que usava GTK para renderização.
Agora, o Projeto GNOME lançou as versões beta dos componentes GNOME Shell e Mutter como parte da próxima série de ambientes de desktop GNOME 46 e eles estão repletos de melhorias.
GNOME Shell e Mutter 46 Beta lançados com várias melhorias
O GNOME Shell 46 beta oferece melhorias em alto contraste e estilo padrão, suporte para fechar notificações de montagem quando a unidade é desconectada, suporte para configuração de modelo de teclado, cabeçalho para notificações e aparência aprimorada de ícones simbólicos em notificações.
Além disso, o aplicativo GNOME Text Editor agora é apresentado no painel por padrão, a minimização da animação foi melhorada, a aparência do switch foi ajustada, o tratamento de falhas de screencast foi melhorado e o efeito de escurecimento agora é usado apenas para diálogos modais em Atividades. Visão geral.
O aplicativo GNOME Extensions recebeu algumas melhorias, como suporte para caixas de diálogo adaptativas e a capacidade de lembrar o estado da janela.
Além disso, o GNOME Shell 46 beta revisa os ativos no alternador de layout do monitor, corrige o alinhamento do menu em localidades RTL e adiciona níveis de mudança ausentes para o layout OSK georgiano.
Com esta versão, o GNOME Shell agora usará uma única fonte para todas as notificações do sistema.
Vários bugs também foram corrigidos neste beta, incluindo efeitos de janelas transitórias do Wayland, aparência de feedback no controle deslizante de luz de fundo do teclado, regressão do tamanho do ícone no painel e transição de visão geral dos resultados da pesquisa para a sessão.
Por outro lado, o Mutter 46 beta adiciona mais preparativos para o próximo suporte à taxa de atualização variável, implementa pontos de acesso do cursor do mouse para KMS atômico, refatora o gerenciamento de foco do Wayland, permite a configuração de modelos XKB e ativa o temporizador de prazo do KMS após uma troca de VT se for inibido .
Além disso, o Mutter 46 beta restaura a liberação do estado de IM antes de lidar com eventos importantes, adiciona suporte para a propriedade KMS de intervalo Broadcast RGB/RGB, adiciona suporte para o formato de configuração EGL, adiciona suporte para lidar com o modificador Alt em ações de pad e adiciona suporte para armazenar borracha e ferramentas de caneta separadamente.
Por fim, a versão beta do Mutter 46 implementa varredura direta para superfícies cortadas e dimensionadas, corrige a perda de foco do teclado após descartar pop-ups, corrige o manuseio de anéis de almofada, troca os botões da caneta para corresponder à ordem tradicional e corrige a centralização de transientes não modais sobre o pai.
Para completar, as versões beta do GNOME Shell e do Mutter 46 receberam melhorias na documentação.
Chegando em breve como parte do ambiente de desktop GNOME 46 beta
As versões beta do GNOME Shell e Mutter 46 estarão disponíveis para testes públicos como parte do ambiente de desktop GNOME 46 beta.
Eles estarão disponíveis para teste público em breve como parte do ambiente de desktop GNOME 46 beta, que será lançado em breve, ou você pode baixá-los separadamente aqui e aqui.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!
Como instalar o GNOME Shell Vanilla no Ubuntu e derivados, e seus derivados