E foi lançado GNOME Shell 3.35.3 com NVIDIA Driver Offloading e outros recursos. Confira as novidades e os próximos lançamentos desse ambiente.
O GNOME Shell é o shell gráfico do ambiente de desktop GNOME, iniciado na versão 3, lançada em 6 de abril de 2011. Ele fornece funções básicas como iniciar aplicativos, alternar entre janelas e também é um mecanismo de widget.
Atualmente, este ambiente é a área de trabalho padrão de boa parte das distribuições, incluindo o Ubuntu.
Agora, o GNOME Shell 3.35.3 e o Mutter 3.35.3 foram lançados como parte da próxima etapa de desenvolvimento no caminho para o GNOME 3.36 que será lançado em março.
Novidades do GNOME Shell 3.35.3
No GNOME Shell 3.35.3 o maior destaque é o suporte de manipulação de múltiplas GPUs da NVIDIA para seu controle switcheroo, para permitir o lançamento de aplicativos na GPU secundária/descarregada.
Esse controle switcheroo funcionou de maneira elegante para os drivers de GPU de código aberto e agora as variáveis de ambiente apropriadas são passadas para lidar com o driver proprietário da NVIDIA.
Esse controle switcheroo funcionou de maneira elegante para os drivers de GPU de código aberto e agora as variáveis de ambiente apropriadas são passadas para lidar com o driver proprietário da NVIDIA.
O GNOME Shell 3.35.3 também oferece suporte para compilações independentes da ferramenta Extensões do GNOME e uma variedade de correções.
Enquanto isso, o Mutter 3.35.3 corrigiu a gravação de janelas nas saídas HiDPI, os retângulos de recorte agora são feitos em paralelo e outras correções.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
próximos lançamentos
O GNOME 3.35.3 é esperado nos próximos dias como o próximo lançamento de desenvolvimento, enquanto o GNOME 3.36 beta (3.35.90) é esperado no início de fevereiro, seguido por um segundo beta e, em seguida, candidato a lançamento.
Se tudo der certo, o GNOME 3.36.0 será lançado em 11 de março.