Sophie Herold propôs a criação de um site para apps GNOME, assim, o projeto GNOME quer melhorar as informações que oferece sobre seus aplicativos.
O GNOME vem tentando desde o ano passado expandir seu catálogo de aplicativos e torná-lo conhecido, oferecendo também flexibilidade para que os desenvolvedores não tenham que seguir o ciclo de lançamento acelerado do ambiente.
Se no ano de 2020 vimos como os Círculos lançaram as bases nessa direção, mais recentemente foi a colaboradora Sophie Herold que propôs a criação de um site específico para aplicativos GNOME.
GNOME quer melhorar as informações que oferece sobre seus aplicativos
Herold explica que as aplicações do ecossistema GNOME são representadas por meio de uma página no wiki oficial ou por meio dos arquivos README localizados na instância GitLab do ambiente.
Todas essas informações devem ser atualizadas manualmente em paralelo com outras fontes, como o arquivo de meta-informações do AppStream, capturas de tela e outros arquivos, resultando em um processo que acaba sendo um tanto complicado.
Para lidar com essa situação, Herold programou um script para gerar a página wiki, o que despertou algum interesse em transformá-lo em um mecanismo centralizado de geração de páginas de aplicativos GNOME.
Em outras palavras, a “invenção” de Sophie Herold foi proposta para ser a base para a criação de uma página padronizada e um site centralizado para aplicativos.
Isso forneceria informações mais úteis para usuários e desenvolvedores, ao mesmo tempo que se concentrava em convidar as pessoas a se envolverem com código ou dinheiro, em vez de simplesmente fornecer informações técnicas.
De acordo com Herold, um site separado poderia disponibilizar uma lista específica de aplicativos GNOME, tornando-a mais fácil de pesquisar.
Por outro lado, também recordou a não presença de determinadas aplicações no Flathub por motivos técnicos, como a Configuração do ambiente de trabalho, o Terminal e os Arquivos (Arquivos/Nautilus).
Por exemplo, a página Caixas/Caixas no wiki do GNOME contém um link para Fluthub, enquanto a página Arquivos não.
Outra coisa que Sophie Herold propôs é a correção no suporte ao idioma, pois no momento nem o Flathub nem o wiki do GNOME fornecem as informações dos aplicativos traduzidos.
Atualmente, as traduções dos metadados AppStream estão disponíveis no software GNOME, mas, pelo menos por enquanto, dificilmente estão acessíveis de qualquer outro lugar.
O projeto para gerar automaticamente as páginas do aplicativo GNOME foi originalmente chamado de Malamute, mas agora é chamado de ““Apps for GNOME” (Aplicativos para GNOME)” depois de ser movido da conta pessoal de Sophie Herold para GitLab no GNOME.
O processo pelo qual você passaria começaria com uma compilação de todos os aplicativos “hard core” do GNOME e aqueles que fazem parte da iniciativa GNOME Circle.
Em seguida, ele usaria o arquivo de metadados pré-compilado do Flathub para obter os metadados para cada aplicativo, que poderia ser complementado com as informações de perfil no GitLab e, em seguida, alimentado em um mecanismo de modelo chamado tera.
Em menos de um minuto e após um processo de construção do Rust, espera-se obter 150 megabytes de dados de páginas estáticas.
É importante ter em mente que a intenção não é competir com o Flathub, que continuará a ser o repositório de fornecimento de aplicativos GNOME, mas oferecer informações mais úteis para contribuidores em potencial e melhorar aspectos como traduções.
Também há problemas a serem resolvidos, como gerenciamento de perfil para GitLab (usado pelo framework GNOME) e GitHub (usado por Flathub).