E foi lançado o GNOME Mutter 46.2 lançado para usuários do Ubuntu 24.04. Confira as novidades dessa importante atualização.
Mutter é um gerenciador de janelas inicialmente projetado e implementado para o X Window System, mas depois evoluiu para ser um compositor Wayland. Ele tornou-se o gerenciador de janelas padrão no GNOME 3, substituindo o Metacity que usava GTK para renderização.
O Mutter usa uma biblioteca gráfica chamada Clutter, dando a ele capacidade OpenGL. “Mutter” é uma junção de “Metacity” e “Clutter”. O Mutter pode funcionar como um gerenciador de janelas autônomo para desktops do tipo GNOME, e serve como o gerenciador de janelas principal para o GNOME Shell, que é parte integrante do GNOME 3.
E o pacote Mutter 46.2-1ubuntu0.24.04.1 do GNOME foi carregado na sexta-feira para usuários do Ubuntu 24.04 LTS.
GNOME Mutter 46.2 lançado para usuários do Ubuntu 24.04
Sim. GNOME Mutter 46.2 lançado para usuários do Ubuntu 24.04. Esta atualização do compositor Mutter não apenas traz alterações do Mutter 46.2 para esta versão atual do Ubuntu, mas também traz todas as alterações upstream do 46.1.
Mutter 46.1 trouxe suporte de sincronização explícito, melhor aceleração de GPU híbrida NVIDIA e outras mudanças. Mas é devido à sincronização explícita no Mutter 46.1 que a política de exceção de micro-lançamento do GNOME do Ubuntu foi quebrada.
Como resultado, as atualizações de versão estável do Mutter não são mais cobertas pela exceção de microlançamento do GNOME, mas precisam ser verificadas individualmente.
Com a atualização do Mutter sendo lançada para usuários do Ubuntu 24.04 LTS desde sexta-feira, as alterações do Mutter 46.1 e 46.2 foram agora incorporadas. Além disso, os patches do Ubuntu em torno do buffer triplo dinâmico e outros recursos foram atualizados.
Também é notável que o Ubuntu optou por desabilitar o suporte linux-drm-syncobj-v1 como parte de não habilitar nenhum novo recurso importante nos SRUs Ubuntu 24.04 LTS.
A lista de alterações com esta atualização mais recente do pacote Mutter para Ubuntu 24.04 LTS pode ser encontrada aqui.
Com o GNOME 46 veio a configuração experimental para suporte a atualização de taxa variável (VRR) para Mutter. O Ubuntu não tem recomendado a opção VRR do GNOME e continua assim para o Ubuntu 24.04.
O desenvolvedor de desktop Ubuntu, Daniel Van Vugt, da Canonical, tem explorado mais a funcionalidade VRR e lidado com bugs adicionais, conforme observado nas atualizações da equipe de desktop do Ubuntu desta semana.