Como instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak

Se você quer usar o MPV e procura uma interface para ele, conheça e veja como instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak.

O MPV é um poderoso e versátil media player. Como o VLC, ele é capaz de reproduzir uma grande variedade de formatos de arquivos de vídeo, codecs de áudio e vídeo obscuros e carregar diversos tipos de legenda diferentes.

Como instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak
Como instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak

Já o GNOME MPV é um frontend GTK+ simples para mpv. Ele interage com o mpv através da API do cliente exportada pela libmpv, permitindo o acesso às poderosas capacidades de reprodução do mpv.

Muitos usuários potenciais provavelmente adiarão a tentativa de usar o MPV simplesmente porque é uma ferramenta de “linha de comando”, ainda que ele possa ser pode ser usado em conjunto com outro reprodutor além do SMPlayer, como mostrei neste tutorial.

Mas com o GNOME MPV, é possível adicionar uma interface fácil de habilitar e tornar o jogador menos complexa, e mais atraente, além de uma alternativa poderosa (e leve) ao VLC, Mplayer, Bomi, SMPlayer, Deepin Movie, MPC-Qt e IINA.

Para completar, o GNOME MPV é uma interface para MPV que se integra bem com o desktop GNOME Shell (bem como praticamente todos os outros, incluindo Unity, Budgie, XFCE e Cinnamon).

Como instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak

Para instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --from https://flathub.org/repo/appstream/io.github.GnomeMpv.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update io.github.GnomeMpv

Passo 4. E se precisar desinstalar o programa, execute o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall io.github.GnomeMpv

Ou

flatpak uninstall io.github.GnomeMpv

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run io.github.GnomeMpv em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite gnomempv ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

E se você gostou do aplicativo, deixe suas impressões nos comentários!

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.