GNOME e Endless vão promover o uso do software livre na educação

O GNOME e Endless vão promover o uso do software livre na educação, para isso, anunciaram um concurso. Confira os detalhes da iniciativa e entenda.

O software livre é um movimento disruptivo, que pode mudar cenários de países com poucos recursos e alavancá-los a um estágio mais avançado de desenvolvimento com baixíssimo custo.

GNOME e Endless vão promover o uso do software livre na educação
GNOME e Endless vão promover o uso do software livre na educação

Só é preciso adotá-lo para começar esse processo. E esse tem sido o grande limitador no uso desse tipo de software.

Agora, a Fundação GNOME, com o apoio da Endless, anunciaram o Coding Education Challenge (Desafio da Educação em Codificação), um concurso para atrair projetos que oferecem aos educadores e estudantes idéias novas e inovadoras para ensinar como programar o código FLOSS.

GNOME e Endless vão promover o uso do software livre na educação

Os prêmios serão apoiados com U$$ 500.000 em fundos e entregues a equipes que avançarem nas três etapas da competição.

Basicamente, o que você deseja iniciar é uma competição para incentivar idéias e criações criadas de acordo com os modelos de software livre e código aberto.

De fato, Neil McGovern, diretor executivo do GNOME, disse estar “empolgado em ver o que pode ser alcançado quando aprimoramos a criatividade e a imaginação de nossa comunidade global”.

A essas declarações, ele acrescentou que eles esperam “fazer alianças poderosas entre estudantes e educadores para explorar as possibilidades de nosso rico e diversificado ecossistema de software”.

Por outro lado, Matt Dalio, fundador da Endless, espera que essa competição inspire novas idéias que incentivem estudantes e educadores a adotar a programação na educação.


O GNOME e a Endless incentivam qualquer pessoa que tenha uma idéia a enviar sua proposta. Os vinte melhores vencedores serão selecionados em uma chamada aberta e cada um receberá US $ 6.500 como prêmio.

Esses vinte vencedores passarão para a próxima rodada, que consistirá em uma prova de conceito que deve resultar em um protótipo funcional do aplicativo.

Na segunda rodada, os cinco primeiros receberão um prêmio de U$$ 25.000 e avançarão para a rodada final, na qual o vencedor final se estabelecerá.

O segundo classificado na rodada final receberá U$$ 25.000 e o primeiro classificado, US $ 100.000.

Os detalhes sobre como enviar as propostas quando o concurso for aberto serão publicados anunciados no página de notícias do GNOME e nas redes sociais.

Seria aconselhável rastrear pelo menos o site mencionado acima, Twitter e Facebook.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.