O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 47 com novos recursos e melhorias. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 47.
Novidades do GNOME 47
Os destaques do GNOME 47 (codinome Denver) incluem suporte para nove cores de destaque na seção Estilo do painel Aparência em Configurações, a implementação do portal File Chooser para que você possa finalmente ver miniaturas maiores ao abrir arquivos em seus aplicativos favoritos e a implementação do protocolo de diálogo XDG no Wayland para especificar dicas em superfícies como a modalidade de diálogo.
O GNOME 47 também apresenta suporte para o protocolo de concessão DRM, a reimplementação do suporte para temas de cursor X11 legados, suporte para uso de três ou mais dedos para gestos do touchpad, suporte para sessões de login remoto persistentes, suporte para codificação de hardware para gravações de tela, suporte para atalhos de teclado e ações da ferramenta de tablet, bem como suporte para intervalos de pressão da ferramenta de tablet.
GNOME 47 também apresenta suporte experimental ao protocolo de gerenciamento de cores na janela Mutter e no gerenciador composto, suporte inicial de sincronização explícita PipeWire, a implementação de posicionamento e lógica de foco com janelas sempre no topo, suporte para o portal de notificação para sempre usar o protocolo GTK e suporte para construção do GNOME Shell com Mutter construído sem suporte X11 para um futuro somente Wayland.
Vários aprimoramentos também estão presentes no GNOME 47, incluindo notificações aprimoradas na tela de bloqueio e a capacidade de centralizar o tempo na tela de bloqueio ao usar um formato de 12h, correspondência de monitor aprimorada ao restaurar suas janelas no hotplug do monitor, visualizações de espaço de trabalho aprimoradas nas extensões Window List e Workspace Indicator Shell e detecção aprimorada de arquivos não pesquisáveis no visualizador de documentos Evince.
O Nautilus (Arquivos) recebeu um menu de “escolhas” do seletor de arquivos, a capacidade de soltar itens no seletor de arquivos, suporte para o menu de fundo no seletor de arquivos, a capacidade de rolar verticalmente a barra de caminho, uma nova visualização de rede, a capacidade de listar discos internos físicos na barra lateral por padrão, uma barra lateral de lugares reformulada, melhorias de desempenho na funcionalidade de pesquisa de arquivos e suporte para extrair arquivos tar bzip2.
O navegador Epiphany (GNOME Web) recebeu vários novos recursos e melhorias, incluindo uma nova preferência para alternar gestos de navegação, a capacidade de definir brilho e contraste no modo de leitura escuro, uma opção “Agora não” para o popover de salvar senha, uma ação de exclusão para o menu de contexto da caixa de texto, um botão “Limpar” para a barra de endereço e suporte para preenchimento automático.
Além disso, o Epiphany recebeu uma nova barra de pesquisa de favoritos no GNOME 47, um novo recurso Relatório de privacidade, um novo atalho Ctrl+Shift+Delete para a caixa de diálogo Limpar dados do site, suporte para importação de senhas de arquivos CSV, a capacidade de definir uma imagem como papel de parede quando o navegador da web é instalado como um aplicativo Flatpak, uma caixa de diálogo de prompt para confirmação ao instalar uma WebExtension e vários outros aprimoramentos de IU.
O Calendário GNOME recebeu a capacidade de importar arquivos ICS usando arrastar e soltar, juntamente com melhorias na caixa de diálogo do importador de arquivos e no espaçamento da visualização do mês. O GNOME Console recebeu uma caixa de diálogo de preferências expandida que inclui o tamanho do scrollback e o suporte ao leitor de tela foi restaurado.
No GNOME 47, o GNOME Software recebeu um plugin para facilitar a instalação do DKMS e da chave akmods quando o Secure Boot está habilitado, o que reativa o suporte para instalar o driver gráfico NVIDIA com o Secure Boot habilitado. O GNOME System Monitor recebeu uma IU moderna para caixas de diálogo e a visualização de Discos e melhores pontos de gráfico de carga inicial.
O GNOME Text Editor recebeu melhorias nas operações de impressão e verificação ortográfica, bem como vários ajustes de recoloração para melhor combinar com o estilo da plataforma.
O leitor de tela Orca recebeu melhor suporte ao Wayland e muitos aprimoramentos. O GNOME Sudoku recebeu uma nova janela de atalhos de teclado e suporte ao zoom da roda do mouse.
O GNOME Remote Desktop recebeu suporte para inserir novas credenciais por meio de entrada padrão ao usar o grdctl.
O GNOME Maps recebeu ícones de playground e suporte ao modo escuro ao desenhar rotas de transporte público no mapa e suporte ao Transitous para roteamento de transporte público.
O visualizador de imagens Loupe recebeu detecção adequada de imagens não transparentes e melhor ajuste de escala ao girar uma imagem recém-aberta.
A Configuração Inicial do GNOME recebeu uma página de Senha levemente atualizada com um campo para definir uma dica de senha opcional.
O GNOME Control Center (Configurações) recebeu uma caixa de diálogo “Adicionar usuário” modernizada, “imposição” de senha com base em /etc/security/pwquality.conf, suporte para a nova interface de configuração de servidor DBUs gnome-remote-desktop, a capacidade de configurar atalhos de teclado da caneta Wacom e alternar o monitor e um provedor de conta online MS365 no painel Contas online.
Entre outras mudanças notáveis, o GNOME 47 melhora o recurso de arrastar e soltar entre clientes X11 e Wayland, melhora o suporte para máquinas híbridas (AMD/NVIDIA ou Intel/NVIDIA), adiciona a capacidade de recuperação de falhas secundárias de atualização de GPU, torna as notificações de inicialização de visão geral mais confiáveis, suporte aprimorado para logins de smartcard e implementa lógica de posicionamento e foco para janelas sempre visíveis.
Mas espere, isso não é tudo, pois o GNOME 47 também introduz a capacidade de jogar jogos que usam headsets de Realidade Virtual (VR) ao usar sessões de desktop Wayland, aprimora o recurso de dimensionamento de exibição fracionada para melhorar o suporte para aplicativos X11 legados e estabelece as bases para o compartilhamento de tela confiável e acelerado por hardware necessário para o driver gráfico proprietário da NVIDIA.
O GNOME 47 será o ambiente de trabalho padrão para os próximos lançamentos de grandes distros, como o Fedora Linux 41 Workstation ou o Ubuntu 24.10.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 47 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
O GNOME 47 chegará aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux nas próximas semanas.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.