Agora que já está cada vez mais compatível com o Wayland, finalmente o GNOME 47 já pode ser compilado com o suporte X11 desativado.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
A versão estável atual é o GNOME 46, enquanto que a versão 47 está sendo desenvolvida para no futuro se tornar a próxima versão estável.
Na semana passada, o código de desenvolvimento do GNOME 47 viu o suporte ao protocolo de locação Wayland DRM para melhorar o manuseio do headset VR e, separadamente, também houve suporte a cores de destaque para o GNOME Shell.
Somando-se à recente série de mudanças que chegaram ao GNOME 47, o código GNOME Shell e Mutter agora pode ser compilado com sucesso – opcionalmente – sem qualquer suporte X11 ou exigindo quaisquer dependências de construção do X11.
GNOME 47 já pode ser compilado com o suporte X11 desativado
Sim. O GNOME 47 já pode ser compilado com o suporte X11 desativado. Para aqueles que desejam construir uma experiência de desktop Linux somente Wayland sem carregar qualquer bagagem antiga do X11, o GNOME 47 será capaz de oferecer opcionalmente suporte somente Wayland sem carregar suporte X11/X.Org.
Esta solicitação de mesclagem do Mutter chegou recentemente e permite compilar o Mutter com suporte ao X11 desabilitado. Isso chegou recentemente junto com esta solicitação de mesclagem do GNOME Shell para poder desabilitar o suporte ao X11 também.
Por sua vez, isso encerra um rastreador de problemas de dois anos sobre tornar as dependências do X11 opcionais no GNOME.
O GNOME 47 parece ser uma atualização de desktop muito interessante com lançamento previsto para setembro e será encontrado em distribuições populares como Fedora 41 e Ubuntu 24.10.
Fique de olho no Blog para mais novidades sobre o desenvolvimento do GNOME 47. A cada nova informação, um artigo será publicado.