GNOME 47 Alpha já está disponível para teste público

E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 47 alpha. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.

O Projeto GNOME lançou recentemente a versão alfa da próxima série de ambientes de desktop GNOME 46 “Kathmandu” para os primeiros usuários, desenvolvedores de aplicativos e entusiastas do Linux que desejam ter uma ideia antecipada dos novos recursos e melhorias.

Ou seja, o GNOME 47 alpha agora está pronto para testes públicos para dar à comunidade Linux e Open Source uma amostra do que eles podem esperar do próximo grande lançamento de um dos ambientes de desktop mais populares para sistemas operacionais baseados em Linux, usado em desktop e dispositivos móveis.

Novidades do GNOME 47 alpha

GNOME 47 Alpha já está disponível para teste público
GNOME 47 Alpha já está disponível para teste público

Algumas das maiores mudanças no ambiente de desktop GNOME 47 Alpha incluem suporte para cores de destaque (sim, finalmente!), suporte para uso de três ou mais dedos para gestos do touchpad, implementação do protocolo de diálogo XDG, suporte para o protocolo de concessão DRM e reimplementação de suporte para temas de cursor legados do X11.

O GNOME 47 Alpha também promete notificações aprimoradas na tela de bloqueio, a capacidade de centralizar a hora na tela de bloqueio ao usar um formato de 12h, suporte para construção de GNOME Shell com Mutter construído sem suporte X11 e melhor correspondência de monitor ao restaurar suas janelas no hotplug do monitor .

Além disso, melhora as visualizações do espaço de trabalho nas extensões Lista de Janelas e Indicador de Espaço de Trabalho do GNOME Shell, adiciona suporte para sessões de login remoto persistentes à Área de Trabalho Remota do GNOME e adiciona ícones de playground e suporte ao modo escuro ao desenhar rotas de transporte público no mapa para o GNOME Maps.

O navegador Epiphany (GNOME Web) recebeu uma nova preferência para alternar gestos de navegação, a capacidade de definir brilho e contraste para o modo leitor escuro, uma opção “Agora não” para o popover de salvar senha, uma ação de exclusão para o contexto da caixa de texto menu, um botão “Limpar” na barra de endereço e muitas melhorias na interface do usuário.

O GNOME 47 Alpha também reescreve o gnome-initial-setup-copy-worker que é executado quando o usuário recém-criado entra para copiar arquivos do diretório inicial temporário do gnome-initial-setup para o diretório inicial real do usuário para não usar mais GFile e GVFS, devido a problemas com a execução do GVFS muito cedo na inicialização da sessão.

Além disso, o GNOME 47 Alpha promete suporte para inserir novas credenciais por meio de entrada padrão ao usar grdctl na Área de Trabalho Remota do GNOME, um botão de modo de marcação para alternar a entrada de marcação, novas preferências e uma nova janela de atalhos de teclado para o GNOME Sudoku, bem como um Leitor de tela Orca muito aprimorado com melhor suporte para Wayland.

Por fim, o GNOME 47 tem lançamento previsto para 18 de setembro de 2024. Até então, os marcos Beta e Release Candidate devem chegar ao longo de agosto.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME 46, acesse a nota de lançamento.

Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME

A versão alfa do ambiente de desktop GNOME 47 deve estar disponível para teste público em breve como parte dos instantâneos de desenvolvimento do Fedora Linux Workstation (ou Fedora Rawhide), openSUSE Tumbleweed e outras distribuições GNU/Linux que oferecem imagens de pré-lançamento com a área de trabalho do GNOME.

Você pode pode experimentá-lo compilando as fontes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream que você pode baixar aqui ou em uma versão de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux.

Os desenvolvedores do GNOME também recomendam usar a imagem de instalação do GNOME OS em uma máquina virtual com suporte EFI para testar a versão alfa ou para portar suas extensões.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.