GNOME 47.2 lançado com várias melhorias e correções de bugs

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 47.2 com várias melhorias e correções de bugs, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 47.2.

Novidades do GNOME 47.2

GNOME 47.2 lançado com várias melhorias e correções de bugs
GNOME 47.2 lançado com várias melhorias e correções de bugs

Chegando um mês e meio após o GNOME 47.1, a atualização do GNOME 47.2 está aqui para melhorar a acessibilidade da alternância de configurações rápidas da luz de fundo do teclado, evitar travamentos de CPU em GPUs NVIDIA secundárias com monitores conectados diretamente, preferir GPUs com painéis integrados conectados como GPU primária, garantir que eventos de quadro sejam enviados para superfícies de cursor e usar como padrão o thread alto em vez da prioridade em tempo real para threads KMS.

O GNOME 47.2 também corrige o arrastar e soltar da tela sensível ao toque em sessões Wayland, melhora o suporte ao cursor ao usar monitores virtuais e atualiza imediatamente o cursor ao começar a arrastar uma janela, corrige o cursor do ponteiro durante as capturas do compositor, corrige o ponteiro distorcido após liberar as restrições do ponteiro, corrige o X11 maximizado ao usar o dimensionamento nativo do Xwayland e corrige um problema de tela em branco em sessões remotas sem cabeça.

Além disso, esta versão corrige artefatos gráficos em botões parcialmente arredondados, corrige o rastreamento de cursor na lupa do GNOME Shell e corrige a redefinição da tecla Shift sem maiúsculas no teclado na tela.

O GNOME Settings Daemon também foi atualizado para lidar com o upower quebrado de forma mais elegante e corrige possíveis leituras inválidas se a luz de fundo falhar ao inicializar.

O GNOME Software 47.2 inclui correções para atualizações de distribuição ao usar uma determinada versão do PackageKit e uma falha que ocorria ao desinstalar um aplicativo Snap.

Ele também torna o diálogo de desinstalação mais adaptável para telas pequenas e prefere dados do Appstream do swcatalog em vez de diretórios app-info.

O GNOME Control Center 47.2 recebeu painéis atualizados de Acessibilidade, Aparência, Aplicativos, Cor, Redes Móveis, Mouse e Impressoras.

O GNOME Initial Setup 47.2 recebeu melhorias na página de fuso horário para não listar mais entradas duplicadas para algumas cidades e suporte ao GTK 4.17 para não travar mais.

Além disso, o Epiphany (GNOME Web) 47.2 está incluído nesta atualização com uma solução alternativa para a falha do serviço de redirecionamento DuckDuckGo, uma correção para uma falha ao carregar URLs do Global Protect, uma correção para a caixa de diálogo do Relatório de Privacidade quando nenhum rastreador é bloqueado, uma correção para uma falha ao carregar o site taobao.com e a capacidade de proibir widgets de tags duplicados na caixa de diálogo de edição de favoritos.

O GNOME Text Editor 47.2 desfaz o escape de URIs para dicas de ferramentas para melhorar a legibilidade, substitui extend_selection para multi-mouse-press para evitar alguns casos de canto lentos em arquivos JSON minimizados, corrige problemas de marcação na caixa de diálogo Propriedades, corrige initial-trailing-newline quando a descoberta automática de configurações está desabilitada, corrige save-as ao usar admin:// URIs e fixa a codificação do documento ao carregar um arquivo.

Por último, mas não menos importante, o leitor de tela Orca 47.2 recebeu melhorias para o LibreOffice anunciar alterações na planilha do Calc e para o GNOME Web relatar estados “obrigatório” e “inválido” em entradas de senha, apresentar alertas ARIA como IU em vez de um contêiner de texto e corrigir uma regressão na apresentação do conteúdo da célula da tabela durante a navegação por palavras.

O aplicativo GNOME Maps 47.2 recebeu uma correção para um bug em que o nível de zoom era redefinido para 0 ao abrir um geo: URI não especificando um nível de zoom explícito.

Além disso, o visualizador de imagens Loupe 47.2 recebeu uma correção para um problema em que o GTK 4.17.0 encerra o aplicativo na inicialização porque o gerenciador de estilo foi chamado muito cedo.

Aplicativos como GNOME Music, Totem e GNOME Remote Desktop receberam traduções atualizadas e várias correções de bugs.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

Com instalar

Se você deseja compilar o GNOME 47.2 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.

O GNOME 47.2 chegará aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux nas próximas semanas.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.