O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 47.1 com melhorias de acessibilidade, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 47.1.
Novidades do GNOME 47.1
Após um atraso de uma semana, o projeto GNOME lançou hoje o GNOME 47.1 como a primeira atualização de manutenção para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 47 “Denver” para corrigir bugs e travamentos, mas também introduzir várias melhorias.
O GNOME 47.1 está aqui para melhorar a acessibilidade das configurações rápidas, melhorar a precisão das sombras da caixa de inserção, corrigir preenchimento irregular em cabeçalhos de notificação, corrigir problemas de layout com o novo estilo de diálogo, adicionar suporte a cores de destaque na interface de usuário de configuração do tablet, melhorar a detecção de dispositivos primários preferenciais, corrigir a sincronização explícita com monitores virtuais sem fluxos PipeWire, melhorar a captura de dispositivos tablet.
O navegador Epiphany (GNOME Web) recebeu bastante atenção neste primeiro lançamento pontual da série GNOME 47, permitindo que os usuários adicionem favoritos no modo Incognito, desabilitando atalhos de navegação de abas na visão geral de abas, não armazenando mais instantâneos de páginas no modo Web App, adicionando dicas de ferramentas às linhas de tags de favoritos, melhorando a caixa de diálogo de seleção de certificado, não definindo mais a cor de fundo da visualização da web e corrigindo travamentos.
Além disso, o sistema de arquivos virtual do espaço do usuário GVFS do GNOME recebeu algumas melhorias para lidar com o OneDrive, enquanto o GNOME Software recebeu várias pequenas melhorias na caixa de diálogo de envio de revisão, DKMS aprimorado e plugins snap, e uma correção para exibir as versões de pacotes sendo instalados como parte de uma atualização.
O GNOME 47.1 também adiciona indicadores de barra superior ausentes e corrige um problema em que a configuração “ignore-workspace” estava sendo redefinida nas extensões Classic e Window List, traz de volta o binário gnome-session-ctl para gnome-session, que o gnome-settings-daemon precisa para criar uma relação de dependência circular, porta GNOME Clocks para novos widgets libadwaita e melhora o ajuste de texto para banners em fatores de forma pequenos no GNOME Text Editor.
Para completar, o GNOME 47.1 atualiza o aplicativo GNOME Control Center (Settings) para permitir nomes de host FQDN na caixa de diálogo Sobre, melhora a miniatura de planos de fundo no painel Aparência, resolve um problema de redimensionamento na linha de formato de hora quando mostrada em tamanhos de janela pequenos no painel Data e hora e oculta a linha “Área de trabalho remota” quando o gnome-remote-desktop não está instalado no painel Área de trabalho remota.
O painel Wacom do GNOME Settings também foi melhorado com suporte HDPI para imagens de ilustração de tablet/caneta, a capacidade de lidar com todos os controles remotos externos como um dispositivo externo semelhante a um controle remoto de TV, restringindo os Map Buttons para dispositivos alternativos e suporte para ativos recoloríveis para suportar cores escuras, de alto contraste e de destaque.
Por fim, muitos bugs foram corrigidos nesta versão, incluindo janelas mal posicionadas e redimensionamentos aleatórios em monitores dimensionados.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 47.1 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
O GNOME 47.1 chegará aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux nas próximas semanas.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.