Um dos destaques atuais da próxima versão desse desktop, o GNOME 46 terá logins remotos headless via GDM (GNOME Display Manager).
Sim. O Projeto GNOME está trabalhando duro atualmente na próxima série de ambientes de desktop GNOME 46, que verá a luz do dia no final de março de 2024, prometendo novos recursos interessantes, como logins remotos via GDM.
GNOME 46 terá logins remotos headless via GDM
A versão alfa do ambiente de desktop GNOME 46 deve ser lançada para testes públicos a qualquer momento para os primeiros usuários e entusiastas que desejam experimentar os recursos recém-implementados, um deles inicia o suporte para logins remotos sem cabeça via GDM (GNOME Display Manager).
Este é um dos recursos mais solicitados para o GNOME e é alcançado através do componente gnome-remote-desktop, que fornece um servidor de desktop remoto para o desktop GNOME para permitir que você se conecte remotamente à sua máquina usando PipeWire.
A versão alfa do gnome-remote-desktop agora está disponível para testes públicos como parte do próximo marco alfa do GNOME 46, baseado no FreeRDP 3.1 e implementando logins remotos sem cabeça via GDM (somente RDP).
Em outras palavras, isso permite um login remoto gráfico na sua máquina GNOME quando ninguém está logado.
A nova versão do gnome-remote-desktop 46 também introduzirá um serviço systemd para configurações headless de usuário único, localização automática de porta substituta, suporte para o codec Opus, um back-end RDP (Remote Desktop Protocol) aprimorado, manuseio aprimorado do cursor e adição de fdk-aac como uma dependência não opcional.
Aqueles de vocês que têm acesso a uma instância git do GNOME ou gostam de compilar software a partir de fontes podem baixar a versão alfa do gnome-remote-desktop 46 agora mesmo nesse endereço.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que pode não funcionar conforme o esperado devido a possíveis bugs.
Faltam apenas dois meses e meio para o lançamento do desktop GNOME 46, então é melhor esperar pelo lançamento final se você depende desse recurso para sua máquina GNU/Linux. Como esperado, o GNOME 46 apresentará vários outros novos recursos que serão revelados com o tempo.