Mesmo sendo ainda um recurso experimental, o GNOME 46 será lançado com suporte à VRR, ou taxa de atualização variável.
O tão esperado suporte para taxa de atualização variável (VRR) no GNOME está finalmente chegando com a próxima versão principal do popular ambiente de desktop, GNOME 46, que será lançado ainda este mês.
GNOME 46 será lançado com suporte à VRR
Sim, você está lendo certo, depois de mais de três anos de trabalho dos desenvolvedores do Mutter (gerenciador de janela e composição do GNOME), o suporte à taxa de atualização variável (VRR) foi mesclado recentemente e estará disponível como parte do próximo GNOME 46 séries de ambientes de desktop como um recurso experimental.
Sendo experimental, o suporte à taxa de atualização variável (VRR) não será visível para o usuário final no GNOME 46.
Portanto, os usuários precisarão habilitar o recurso experimental de taxa de atualização variável executando o comando abaixo em um emulador de terminal seguido por uma reinicialização da sessão (saia e login novamente).
gsettings set org.gnome.mutter experimental-features "['variable-refresh-rate']"
Quando o recurso de taxa de atualização variável (VRR) estiver ativado, você poderá alterar a taxa de atualização do seu monitor na seção Monitores no aplicativo Configurações do GNOME (verifique a captura de tela acima ou o vídeo abaixo para vê-lo em ação).
Este recurso detectará monitores com capacidade de VRR, o que permite ao monitor ajustar sua taxa de atualização com base na taxa de quadros do conteúdo, como jogos, eliminando gagueira ou tearing e permitindo uma exibição suave da fonte.
No momento em que este artigo foi escrito, o suporte experimental a VRR no GNOME 46 tem algumas limitações, como falhas no movimento do cursor com atualização passiva de clientes em tela cheia.
Esperançosamente, essas limitações serão corrigidas na próxima grande atualização do popular ambiente de desktop, GNOME 47, prevista para setembro de 2024.
O ambiente de desktop GNOME 46 está previsto para lançamento em 20 de março de 2024.
Ele apresentará recursos importantes, como um modo de pesquisa global dedicado para o gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos), suporte para autenticação de cartão inteligente PKCS #11 no Epiphany, reorganização e novas configurações, mais portes GTK4 e muitos aplicativos atualizados.