E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 46 RC. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.
Sim. O Projeto GNOME anunciou a disponibilidade para testes públicos da próxima série de ambientes de desktop GNOME 44 em uma versão de pré-lançamento em estado alfa.
Agora, a versão RC do próximo ambiente de desktop GNOME 46 já está disponível para teste público antes do lançamento final em 20 de setembro de 2023.
Novidades do GNOME 46 RC
O marco do GNOME 46 RC (Release Candidate) está aqui com um último conjunto de mudanças para o lançamento final em 20 de março.
Provavelmente a maior mudança é o tão esperado recurso de taxa de atualização variável (VRR) (mesmo que seja um recurso experimental que os usuários precisam ativar manualmente) junto com a entrada correspondente em Configurações> Tela, que também mostra a faixa completa de VRR para um monitor quando possível.
Falando sobre configurações (GNOME Control Center), o Release Candidate apresenta uma nova caixa de diálogo “Adicionar usuário corporativo” na página Usuários, bem como novas configurações de “Login remoto” na página Sistema.
Além disso, as configurações de “Área de Trabalho Remota” foram renomeadas para “Compartilhamento de Área de Trabalho” e agora é possível iniciar algumas subpáginas a partir da linha de comando.
O Release Candidate melhora o recurso de screencasting para usar a codificação H.264, se disponível, e implementa suporte para screencasting com reconhecimento de modificador, melhora o suporte WireGuard do NetworkManager, adiciona suporte para bloquear a instalação de extensões para integradores de sistema, adiciona a capacidade de informar os usuários sobre conflitos locais/sessões remotas no login e melhora o teclado na tela.
O gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) recebeu mais algumas melhorias, como melhor posicionamento de montagens de loop na barra lateral, internacionalização aprimorada e algumas correções para otimizações de desempenho de propriedades de vários arquivos.
O aplicativo GNOME Connections recebeu suporte para o protocolo FreerRDP 3, rolagem aprimorada do touchpad e eventos de rolagem mais suaves, GDM (GNOME Display Manager) foi atualizado para usar Wayland por padrão em determinados chips de servidor e suporta encerramento de sessões conflitantes no momento do login, e gnome-remote-desktop não usa mais suporte a buffer DMA com NVIDIA.
Fora isso, o GNOME Maps recebeu muitas atualizações no estilo do mapa, o GNOME Clocks agora mostra um brinde quando um novo alarme é definido e desativa um alarme após tocar se não estiver configurado para repetir, e o jogo Swell Foop recebeu melhorias no tratamento de pontuação e jogabilidade apenas com teclado e agora mostra o gol de pontuação mais alta na tela Game Over.
O navegador Epiphany (GNOME Web) agora fecha o popover do menu da página em ações de impressão, pesquisa e tela cheia e concentra a entrada de localização ao usar o atalho de teclado Ctrl + K para ativar o mecanismo de pesquisa padrão da barra de endereço.
Além disso, o aplicativo GNOME Text Editor agora desativa a edição enquanto um documento está sendo carregado e descarta documentos que ainda estão sendo carregados ao salvar uma sessão, o aplicativo GNOME Software melhora a inicialização de alguns aplicativos, o emulador de terminal do Console GNOME agora lembra se a janela foi maximizada ou não ao restaurar as dimensões da janela, e o leitor de tela Orca recebeu suporte para a nova API de síntese de fala Spiel.
Aplicativos como GNOME System Monitor, GNOME Calculator, Lightsoff, Loupe, Tecla e GNOME Sudoku receberam várias pequenas correções e traduções atualizadas.
Para saber mais sobre o GNOME 46 RC, acesse a nota de lançamento.
Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME
O GNOME 46 RC é o primeiro lançamento RC levando à série estável do GNOME 46, que está agendada para lançamento em 20 de março de 2024.
Você pode experimentá-lo compilando as fontes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream que você pode baixar aqui ou em uma versão de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux.
Os desenvolvedores do GNOME também recomendam usar a imagem de instalação do GNOME OS em uma máquina virtual com suporte EFI para testar a versão beta ou para portar suas extensões.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!