O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 46 com novos recursos, melhorias e atualizações. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 46.
Novidades do GNOME 46
Sim. O Projeto GNOME lançou o GNOME 46 como uma nova série importante de seu amado ambiente de desktop para sistemas GNU/Linux que apresenta novos recursos, melhorias, aplicativos atualizados e muito mais.
Apelidado de “Kathmandu” em homenagem à cidade anfitriã da conferência GNOME.Asia 2023 em Katmandu, Nepal, o ambiente de desktop GNOME 46 está aqui para apresentar novos recursos importantes, como suporte de desktop remoto sem cabeça, que permite que você se conecte remotamente ao seu sistema GNOME sem que haja um sessão existente.
Ao conectar-se remotamente à sua área de trabalho GNOME, você poderá ajustar a exibição do cliente remoto e usar o sistema como um recurso remoto completo. No entanto, ao usar uma sessão de área de trabalho remota, não deve haver uma sessão local em execução.
Embora experimental (precisa de ativação manual), o suporte à taxa de atualização variável (VRR) é outro novo recurso importante no GNOME 46, que permitirá alterar a taxa de atualização variável do seu monitor no aplicativo Configurações do GNOME na seção Monitores.
Claro, isso só funcionará com monitores que suportam taxas de atualização variáveis.
Falando sobre configurações do GNOME, a versão GNOME 46 traz um novo painel Sistema que incorpora os painéis Região e Idioma, Data e Hora, Usuários, Área de Trabalho Remota e Sobre, bem como novas configurações do Secure Shell.
O aplicativo Configurações do GNOME também vem com um novo painel de aplicativos que incorpora as configurações de mídia removível e aplicativos padrão, um novo painel de privacidade e segurança que substitui o painel de privacidade anterior, uma nova opção para desativar o touchpad durante a digitação, um novo “clique secundário” opção para touchpads, bem como funcionalidade de pesquisa integrada.
Há também uma página Wi-Fi renovada para mostrar a senha ao compartilhar a rede via QR Code, uma página Wacom renovada para destacar a caneta atualmente ativa, oferecer controle mais refinado sobre a pressão da caneta e emparelhar apenas pads integrados com tablets e uma página Rede aprimorada que agora mostra a página de detalhes ao criar novas conexões VPN ou com fio.
As contas online, integradas às configurações do GNOME, agora oferecem provedores CardDav e CalDav, suporte OneDrive e autenticação baseada em navegador da web, que é mais segura. Além disso, as contas online não estão mais incluídas como parte da configuração inicial.
O GNOME 46 também atualiza o gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) com grandes mudanças, como um novo recurso de pesquisa global, indicador de operações de arquivo na parte inferior da barra lateral, transição mais suave ao alternar entre visualizações de grade e lista sem recarregar, descoberta aprimorada de ícones de pastas personalizadas, e suporte para emblemas de estrelas na visualização em grade.
Além disso, o Nautilus agora permite pesquisar preferências, oferece uma opção detalhada de formato de data e hora, inclui o conteúdo de arquivos markdown nos resultados da pesquisa de texto completo, adiciona um campo de confirmação de senha na caixa de diálogo de compactação e avisa antes de copiar/mover um arquivo isso ultrapassa o limite de 4 GB em sistemas FAT.
O Nautilus agora também usa brindes para fornecer feedback para algumas operações rápidas de arquivo, tem um novo item de menu para mudar a barra de endereço para a entrada de localização, que agora é aberta quando o caminho atual é clicado, e tem um modo estreito aprimorado onde a barra lateral é agora fechado quando um local é selecionado nele.
O gerenciador de pacotes/loja de aplicativos do software GNOME também foi atualizado no GNOME 46 com suporte para aplicativos Flatpak verificados, preferências de atualização redesenhadas, um design de interface de usuário atualizado com widgets modernos e páginas de status “Carregando detalhes do aplicativo” mais bonitas, uma nova janela de atalhos de teclado, e suporte para instalação pelo usuário de arquivos .flatpak locais.
O software GNOME agora também permitirá que você ajuste como os aplicativos com acesso de leitura/gravação ao Pipewire são apresentados e atualiza a janela de segurança para mostrar se os aplicativos Flatpak estão usando a permissão device=input, que é usada principalmente para controladores de jogos.
O aplicativo GNOME Maps agora suporta roteamento de transporte público com OpenTripPlanner v2 via GraphQL, que atualmente está habilitado apenas para o provedor nacional de API Entur da Noruega, e oferece uma interface de usuário de configuração modernizada para edição de POI do OpenStreetMap.
O navegador Epiphany (GNOME Web) agora suporta autenticação de cartão inteligente PKCS #11 e comportamento de fechamento para guias fixadas, melhora o suporte ao Firefox Sync quando o GNOME Keyring não está instalado, remove o suporte ao Google Safe Browsing e reduz o intervalo de atualização do filtro adblock em conexões limitadas.
O aplicativo visualizador de imagens Loupe agora usa Glycin 1.0 para proteção aprimorada contra explorações de segurança em carregadores de imagens, um novo gesto de pinça em touchpads (Ctrl + dois dedos para cima/para baixo) e uma melhor experiência em telas grandes, reduzindo o uso de animações.
A Calculadora GNOME recebeu a capacidade de permitir substring a pesquisa nos menus suspensos de seleção de unidades, suporte para a moeda Peso Argentino, onça troy (ozt) como uma unidade recentemente suportada e a capacidade de recarregar as taxas de conversão sempre que a conversão do provedor de pesquisa falhar.
O GNOME Tweaks recebeu suporte para pesquisa de temas de shell no diretório de temas padrão do gnome-shell, suporte para seleção de um perfil acelerado para touchpads e uma opção de fundo de estilo escuro nas configurações de aparência. Além disso, as opções de superamplificação de áudio e “Desativar Touchpad durante a digitação” foram removidas.
A configuração inicial do GNOME recebeu melhorias na geração de avatar e na página de boas-vindas, o Editor de texto do GNOME agora verifica arquivos no disco antes de restaurar rascunhos para evitar a exibição de arquivos excluídos e é mostrado por padrão no Dash, e o GNOME Connections recebeu verificação de certificado para RDP, suporte para domínios e texto de integração aprimorado.
O jogo GNOME Chess recebeu destaque de peças relevantes quando o rei é xeque, um novo atalho de teclado para visualizar movimentos anteriores/seguintes, suporte HIG (Diretrizes de Interface Humana) para dicas de ferramentas, estilo aprimorado de diálogos de mensagens, melhorias no menu principal e nomes de atalhos aprimorados na sobreposição de ajuda.
Além de tudo isso, o GNOME 46 também traz melhorias de desempenho para o GNOME Shell, gravação de tela, manipulação do sistema de arquivos (especialmente ao excluir uma pasta com muitos arquivos), uso de memória no Tracker, modo Alto Contraste, bem como Mutter. gerenciador de janelas e compostos., que agora tem dependências reduzidas.
Mais aplicativos foram portados para GTK4, incluindo GNOME System Monitor, Swell Foop e GNOME Tweaks. Além disso, há um novo aplicativo emulador de terminal chamado Prompt e um novo aplicativo de documentação offline chamado Biblioteca, como parte do ecossistema GNOME Circle.
Outras mudanças dignas de nota no GNOME 46 incluem notificações aprimoradas, que agora podem ser expandidas da lista de notificações para acessar suas ações, um teclado na tela aprimorado, novos atalhos para iniciar aplicativos, suporte integrado para imagens WebP, transição mais agradável ao sair da pesquisa resultados, um aplicativo de extensões redesenhado, temporizadores rápidos no aplicativo Clocks, um pop-up de atalho de teclado para vários monitores mais bonito, suporte para monitorar o uso do disco e JPEG-XL como formato padrão para planos de fundo.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 46 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
O GNOME 46 chegará aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux nas próximas semanas. Os principais lançamentos de distribuição Linux que virão com o GNOME 46 por padrão incluem Fedora Linux 40 e Ubuntu 24.04 LTS no final de abril de 2024.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.