E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 46 Beta. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.
Sim. O Projeto GNOME anunciou a disponibilidade para testes públicos da próxima série de ambientes de desktop GNOME 44 em uma versão de pré-lançamento em estado alfa.
Agora, o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade geral para teste público da versão beta da próxima série de ambientes de desktop GNOME 46.
Novidades do GNOME 46 Beta
Sim. O Projeto GNOME lançou recentemente a versão beta da próxima série de ambientes de desktop GNOME 46 para testes públicos antes do lançamento final em 20 de março de 2024, adicionando mais novos recursos e melhorias a vários de seus principais componentes e aplicativos.
Os destaques do GNOME 46 beta incluem muitas melhorias no GNOME Shell e Mutter, um modo de pesquisa global dedicado para o gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos), um novo plugin de atualização para a distribuição openSUSE Leap no software GNOME, suporte para autenticação e fechamento de cartão inteligente PKCS #11 comportamento para guias fixadas no Epiphany (GNOME Web) e uma porta GTK4 do GNOME Tweaks.
O GNOME 46 beta também adiciona uma caixa de diálogo de propriedades modernizada para GNOME Bluetooth, a capacidade de salvar níveis de dificuldade no GNOME Sudoku, uma caixa de diálogo Preferências para GNOME Music, suporte a sombra projetada para ícones de diálogo de propriedades de arquivo no Nautilus, um provedor Microsoft 365 e porta GTK4 para GNOME Contas on-line e um plano de fundo padrão aprimorado que agora usa menos distorção de lente.
O Centro de Controle do GNOME (Configurações) recebeu melhorias na página Wi-Fi para também mostrar a senha ao compartilhar a rede via QR Code, a página Wacom para destacar a caneta atualmente ativa, preferir a caneta ao invés da borracha e emparelhar apenas a integrada pads com tablets e a página Mouse com uma caixa de diálogo de teste de mouse modernizada.
Além disso, a página Privacidade agora oculta o painel do microfone não funcional, a página Pesquisar recebeu um parâmetro de linha de comando para abrir a caixa de diálogo Pesquisar locais diretamente e o painel Rede agora apresenta entradas VPN ausentes.
Durante a fase alfa, o aplicativo Configurações do GNOME foi simplificado com configurações melhor reorganizadas por relevância, um novo painel Sistema que agrupa os painéis Região e Idioma, Data e Hora, Usuários, Área de Trabalho Remota e Sobre, bem como novas configurações do Secure Shell, um novo painel de aplicativos que também abriga as configurações de aplicativos padrão e um novo painel de privacidade e segurança que é um pouco diferente do painel de privacidade anterior.
O visualizador de imagens Lupa recebeu um novo atalho de teclado para excluir permanentemente uma imagem (Shift+Delete), um botão para copiar coordenadas de localização nas propriedades da imagem, suporte para abrir imagens em novas janelas para ocupar mais espaço na tela (40% vs 30%), e a capacidade de exibir a cidade se a localização da imagem estiver a menos de 15 km de distância em vez de 100 km.
O Loupe também recebeu uma nova opção de construção que permite aos integradores de sistema compilar o aplicativo com dependência opcional do X11, suporte para uso de animação de “cartões empilhados” ao alterar imagens por meio de botões, bem como uma mudança que permite aos usuários desabilitar animações ao alterar imagens por meio de atalhos de teclado .
O aplicativo GNOME Maps recebeu algumas melhorias nesta versão beta, como um renderizador de escudo rodoviário usando definições do OSM-Americana para renderizar escudos localizados em algumas áreas ao usar a visualização de mapa experimental, que agora usa o novo estilo de mapa do GNOME, a habilidade para mostrar o formato do relógio do sistema (12h/24h) quando em sandbox, bem como ícones atualizados na interface do navegador POI e interface atualizada para favoritos com uma visualização vazia.
O jogo GNOME Chess foi finalmente atualizado da v43 para a v46 e recebeu destaque de peças relevantes quando o rei é verificado, um novo atalho de teclado para visualizar movimentos anteriores/seguintes, suporte HIG (Diretrizes de Interface Humana) para dicas de ferramentas, estilo aprimorado de diálogos de mensagens, melhorias no menu principal e nomes de atalhos aprimorados na sobreposição de ajuda.
O aplicativo GNOME Connections recebeu verificação de certificado para RDP (Remote Desktop Protocol), suporte para domínios, texto de integração aprimorado, dados de aplicativo aprimorados para AppStream 1.0 e a capacidade de alterar o ícone quando o certificado é alterado.
O GNOME Tweaks recebeu suporte para pesquisa de temas de shell no diretório de temas padrão do gnome-shell, suporte para seleção de um perfil acelerado para touchpads e uma opção de fundo de estilo escuro na aparência.
As opções de superamplificação de áudio e “Desativar Touchpad durante a digitação” foram removidas.
Por fim, a configuração inicial do GNOME recebeu melhorias na geração de avatar e na página de boas-vindas, o Editor de texto do GNOME agora verifica arquivos no disco antes de restaurar rascunhos para evitar a exibição de arquivos excluídos, e o xdg-desktop-portal-gnome recebeu um seletor de tela de screencast redesenhado .
Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME
Para obter mais detalhes, confira a página de anúncio de lançamento, de onde você também pode baixar a imagem ISO do GNOME OS 46 beta se quiser testar o ambiente de desktop GNOME 46 beta.
Você pode experimentá-lo compilando as fontes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream que você pode baixar aqui ou em uma versão de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux.
Os desenvolvedores do GNOME também recomendam usar a imagem de instalação do GNOME OS em uma máquina virtual com suporte EFI para testar a versão beta ou para portar suas extensões.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!