O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 46.7 com várias correções de bugs, e mais. Descubra as novidades do GNOME 46.7.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o GNOME 46.7 como o mais recente lançamento pontual da mais recente série de ambientes de desktop GNOME 46 Kathmandu, trazendo várias melhorias e correções de bugs.
Novidades do GNOME 46.7
GNOME 46.7 é a sétima atualização de manutenção da série de ambientes de desktop GNOME 46 “Kathmandu” e vem com várias correções de bugs, traduções atualizadas e outras alterações.
O GNOME 46.7 está aqui um mês e meio depois do GNOME 46.6 para melhorar a acessibilidade do botão de luz de fundo do teclado nas configurações rápidas, usar como padrão GPUs com painéis integrados conectados como GPU primária e usar como padrão thread alto em vez de prioridade em tempo real para o thread Kernel Mode Setting (KMS).
Esta versão também garante que eventos de quadro sejam enviados para superfícies de cursor, permite o formato BGRX8888 em sistemas Big Endian, corrige artefatos gráficos em botões parcialmente arredondados no GNOME Shell, corrige arrastar e soltar na tela sensível ao toque no Wayland, corrige falhas do cursor ao usar monitores virtuais e corrige a atualização do cursor imediatamente após arrastar a janela.
A configuração inicial do GNOME também foi atualizada para a versão 46.7 com melhorias na página de fuso horário para que ela não liste mais entradas duplicadas para algumas cidades e para o suporte do GTK 4.17, evitando uma falha na inicialização.
Também incluído no GNOME 46.7 está o GNOME Online Accounts 3.50.7 com uma correção para um deadlock com tarefas canceladas, libsoup 3.4.5 com correções para possíveis problemas de desreferência NULL, estouro e asserção, bem como gnome-user-docs 46.7 com traduções atualizadas.
A série GNOME 46 será suportada com mais três atualizações de manutenção até março de 2025, quando atingirá o fim da vida útil (EOL) e quando o GNOME 48 será lançado como a versão mais recente e melhor.
Enquanto isso, se você ainda estiver usando a série de ambientes de desktop GNOME 46, certifique-se de atualizar suas instalações para a versão 46.7 assim que os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis da sua distribuição.
No entanto, é altamente recomendável que você atualize para a série de ambientes de desktop GNOME 47, mais precisamente para a versão mais recente do GNOME 47.2 que chegou no fim de semana.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 46.7 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A versão GNOME 46.7 já começou a chegar aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux, como Fedora Linux 40, Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, portanto, atualize suas instalações o mais rápido possível para aproveitar essas melhorias.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.