GNOME 46.5 lançado com correções e melhorias de desempenho

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 46.5 com correções e melhorias de desempenho, e mais. Descubra as novidades do GNOME 46.5.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou o GNOME 46.5 como o terceiro lançamento pontual da mais recente série de ambientes de desktop GNOME 46 Kathmandu, trazendo várias melhorias e correções de bugs.

Novidades do GNOME 46.5

GNOME 46.5 lançado com correções e melhorias de desempenho

O GNOME 46.5 está aqui cinco semanas após o lançamento do GNOME 46.4 e corrige logins de smartcard, adiciona permissões de usuário a novas conexões Wi-Fi para usuários restritos, corrige a exibição de mensagens PAM pendentes na tela de login e corrige a opção de acessibilidade “Localizar ponteiro” quando a opção “Reduzir animação” está ativada.

Ele também corrige vários problemas na janela Mutter e no gerenciador de composição, incluindo arrastar e soltar entre clientes X11 e Wayland, arrastar e soltar de pop-ups de captura, suporte a EGLDevice, cursor congelado em algumas máquinas híbridas, entrada de tablet em janelas maximizadas, cursor congelado após suspensão, uso de modificadores em configurações multi-GPU, propagação de remoções de dispositivos de tablet para clientes e arrastar janelas de toque com bloqueio de ponteiro habilitado.

O GNOME Software também foi atualizado para a versão 46.5 para reduzir o uso de energia quando a janela principal é fechada.

O gnome-autoar 0.4.5 também está incluído na versão GNOME 46.5 com uma variante tar do bzip2 para indicar corretamente que os tarballs bzip2 são suportados, permitindo-nos extrair arquivos bzip2 com o Nautilus.

GNOME 46.5 lançado com correções e melhorias de desempenho

O navegador Epiphany (GNOME Web) foi atualizado para a versão 46.4, uma versão que reverte as alterações de manipulação de eventos de teclas devido a problemas com layouts de teclado não latinos, remove o atalho de visão geral da guia em Web Apps, corrige a URL do ícone usada para a caixa de diálogo Instalar aplicativo da Web, bem como travamentos no modo de visão geral da guia que ocorriam quando não havia guias abertas.

O GVfs, o sistema de arquivos virtual do espaço do usuário do GNOME, foi atualizado para a versão 1.54.3, que contém um punhado de melhorias para o suporte ao OneDrive, como manipulação de várias unidades com os mesmos IDs, a capacidade de detectar tipos mime localmente se eles não forem definidos pelo servidor e suporte para definir o nome da raiz da unidade.

Além disso, o GNOME 46.5 vem com libadwaita 1.5.4, que adiciona suporte para IDs SPDX não obsoletos somente GPL-2/3.0, bem como correções para o menu do botão Voltar pegando páginas fantasmas em algumas situações, duas falhas com arrastar e soltar e rolagem abaixo do esperado em menus suspensos e no seletor de emojis.

Este lançamento também inclui versões atualizadas do GNOME Disk Utility (Disks), versão 46.1, e GNOME Remote Desktop, versão 46.5, que contêm apenas traduções atualizadas, bem como componentes principais atualizados como GLib 2.80.5, GTK 4.14.5, libgweather 4.4.4 e librsvg 2.58.4.

Por fim, as Contas Online do GNOME receberam uma correção rápida para detecção automática de contas do Yahoo e os componentes gnome-desktop receberam compatibilidade aprimorada com muslc, métodos de entrada índicos padrão atualizados e suporte para usar ibus-chewing como a fonte de entrada padrão para localização em chinês tradicional (zh_TW).

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

Com instalar

Se você deseja compilar o GNOME 46.5 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.

*A versão GNOME 46.5 já começou a chegar aos repositórios de software estáveis ​​de várias distribuições populares do GNU/Linux, como Fedora Linux 40, Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, portanto, atualize suas instalações o mais rápido possível para aproveitar essas melhorias.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sair da versão mobile