O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 46.4 com atualizações, melhorias e correções. Descubra as novidades do GNOME 46.4.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o GNOME 46.4 como o terceiro lançamento pontual da mais recente série de ambientes de desktop GNOME 46 Kathmandu, trazendo várias melhorias e correções de bugs.
Novidades do GNOME 46.4
O GNOME 46.4 está aqui um mês depois do GNOME 46.3 com melhorias para conexão com redes empresariais WPA2, falhas no efeito de espelho, layout de teclado persa na tela, notificação de inicialização de visão geral, navegação pelo teclado em pastas de aplicativos e popovers aninhados no Wayland.
O GNOME Control Center (Configurações) foi atualizado para a versão 46.4 com pequenas correções para os painéis de configurações de Acessibilidade, Aplicativos, Rede, Privacidade, Usuários e WWAN.
O GNOME Remote Desktop também foi atualizado para a versão 46.4 para lidar graciosamente com dados x224Crq inválidos e corrigir um vazamento de descritor de arquivo.
O navegador Epiphany (GNOME Web) 46.3 desabilita o Firefox Sync, adiciona suporte para novas janelas sempre abrirem como uma janela não anônima, melhora o modo de aplicativo quando a configuração “sempre iniciar no modo anônimo” está habilitada e corrige vários travamentos.
O visualizador de documentos Evince 46.3.1 também está incluído nesta versão com detecção aprimorada de arquivos não pesquisáveis e uma alteração para impedir que o Evince tente carregar arquivos não pesquisáveis diretamente.
O tocador de música GNOME Music 46.1 também está incluído com pesquisa aprimorada, tratamento aprimorado de formatos de imagem ruins e outras correções.
O GNOME Software 46.4 corrige formatação quebrada ao usar “< code >” em metadados do AppStream, o GNOME Online Accounts 3.50.4 permite a edição de detalhes para contas do Exchange ao autenticar novamente e salva e redefine corretamente as configurações para erros de certificado TLS, e o GNOME Bluetooth 46.1 corrige um bug que corrige ícones de dispositivos quebrados.
O GNOME Builder 46.3 também foi incluído com suporte para ignorar o plugin Codespell se a verificação ortográfica estiver desabilitada, suporte para retornar o foco ao editor após formatar um documento, suporte para o plugin Swift-format para usar o pipeline de construção para localizar a extensão do SDK com ferramentas, suporte para o Terminal verificar corretamente a máscara ctrl para abrir links ctrl+clique e melhorias para os plugins Clang-format e Xml-pack.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 46.4 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A versão GNOME 46.4 já começou a chegar aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux, como Fedora Linux 40, Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, portanto, atualize suas instalações o mais rápido possível para aproveitar essas melhorias.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.