O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 46.3 com correções e várias melhorias. Descubra as novidades do GNOME 46.3.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o GNOME 46.3 como o terceiro lançamento pontual da mais recente série de ambientes de desktop GNOME 46 Kathmandu, trazendo várias melhorias e correções de bugs.
Novidades do GNOME 46.3
Chegando um mês e meio após o GNOME 46.2, a versão GNOME 46.3 melhora o desempenho ao usar vários monitores virtuais, suporte iBus em pop-ups, renderização acelerada por hardware quando sem cabeça, suporte traseiro para temas de cursor X11 herdados e animação de visão geral de atividades quando a janela sobrepor espaços de trabalho.
Esta versão também inclui o GNOME Control Center 46.3 com uma página de mouse atualizada no painel Mouse e Touchpad para fazer com que o indicador de clique de teste do mouse não responda mais aos cliques do meio, um painel de compartilhamento atualizado para fazer o leitor de tela Orca ler a linha “Adicionar pasta” nas configurações de compartilhamento de mídia, bem como pequenas melhorias no painel Redes.
O gerenciador de pacotes do software GNOME foi atualizado para a versão 46.3 para exibir o botão “Instalar tudo” apenas para codecs e para preferir nomes de fornecedores da versão do sistema operacional na origem do aplicativo.
Além disso, o navegador Epiphany (GNOME Web) foi atualizado para a versão 46.2, uma versão que melhora a robustez do gerenciador de senhas e corrige uma falha que ocorria quando a resposta do recurso principal ainda não estava pronta.
A configuração inicial do GNOME 46.3 vem com uma página de resumo atualizada que agora usa um ícone temático incorporado para a marca de seleção para melhor suportar exibições HiDPI, uma página de teclado atualizada que não deve mais travar e uma mudança de nome de conta mais confiável quando o usuário personaliza o nome de usuário gerado para a nova conta.
O leitor de tela Orca 46.2 também está incluído nesta atualização com a capacidade de definir o cursor nas tabelas do Writer para o navegador de tabelas, uma correção para um bug que poderia fazer com que o Orca não apresentasse o novo local do cursor, a capacidade de eliminar a tagarelice de eventos de carregamento de página de anúncios incorporados ao ler páginas da web, uma correção para um bug que fazia com que o Orca não apresentasse determinados títulos de diálogo ARIA e suporte para apresentação de notificações na área de trabalho do Xfce mapeando xfce4-notifyd para o script do daemon de notificação.
Entre outras mudanças, o jogo GNOME Sudoku 46.3 não suporta mais a opção mostrar valores possíveis no menu –help, o GNOME Online Accounts 3.50.3 melhora o suporte WebDAV para contas com senhas de aplicativos e o GNOME Text Editor 46.3 recebeu uma correção para um erro de construção trivial.
O aplicativo Calls, que está disponível na versão GNOME Shell on Mobile, também foi atualizado para a versão 46.3 para solucionar duas falhas, uma quando o modem não tem serviços de localização e outra quando os identificadores SIP nunca foram configurados.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 46.3 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A versão GNOME 46.3 já começou a chegar aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux, como Fedora Linux 40, Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, portanto, atualize suas instalações o mais rápido possível para aproveitar essas melhorias.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.