E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 45 RC. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.
Sim. O Projeto GNOME anunciou a disponibilidade para testes públicos da próxima série de ambientes de desktop GNOME 44 em uma versão de pré-lançamento em estado alfa.
Agora, a versão RC do próximo ambiente de desktop GNOME 45 já está disponível para teste público antes do lançamento final em 20 de setembro de 2023.
Novidades do GNOME 45 RC
Como você pode imaginar, a maioria das mudanças está no componente GNOME Shell, que agora permite aos usuários dispensar notificações com a tecla Backspace, adiciona indicadores de espaço de trabalho no botão Atividades e adiciona um gancho de extensão para adicionar itens de Configurações Rápidas.
Além disso, o GNOME Shell agora suporta redes OWE (Opportunistic Wireless Encryption) no menu de status, mostra feedback imediato quando a configuração rápida do Bluetooth é alternada, adiciona a capacidade de alternar espaços de trabalho ao rolar sobre o botão Atividades, restaura a indicação de foco nas entradas do sistema e melhora o toque de três dedos em telas sensíveis ao toque.
O gerenciador de janelas Mutter do GNOME também recebeu algumas mudanças, incluindo suporte para screencasts de janelas compostas em alfa, suporte aprimorado para janelas XWayland, suporte para o protocolo idle_inhibit, suporte para a biblioteca Meta Toolkit (MTK) e suporte aprimorado para captura de entrada e entrada emulada.
Mutter agora também armazena em cache trechos de shader multitextura, melhora a visibilidade do cursor do tablet no Wayland, implementa o estado xdg_toplevel suspenso e corrige vários bugs para resolver vários problemas de congelamento em janelas de tela cheia e durante operações de redimensionamento.
O gerenciador de pacotes do software GNOME recebeu desempenho aprimorado para a pesquisa por arquivo do plug-in PackageKit, funcionalidade de pesquisa aprimorada para também verificar palavras ‘contém’, exibição aprimorada de licença de aplicativo e algumas correções para bugs que faziam o aplicativo parar de responder ao carregar capturas de tela e para ‘Reiniciar e atualizar’ do firmware solicitar a reinicialização.
Também atualizado neste Release Candidate está o aplicativo GNOME Calendar, que recebeu uma reformulação da visualização mensal para permitir que os usuários rolem infinitamente para o futuro e o passado, melhor desempenho de pesquisa, um atalho de menu para o painel Data e Hora, bem como caixas de diálogo modernizadas do Editor de Eventos e do Gerenciamento de Calendário.
O gerenciador de arquivos Nautilus recebeu algumas melhorias de desempenho para evitar lentidão ao selecionar muitos arquivos, um novo nome para seu novo layout de barra lateral de altura total de “Painéis” a “Arquivos”, bem como dimensionamento e estilo aprimorados de colunas visíveis.
Fora isso, o aplicativo Calls para dispositivos móveis recebeu suporte para suítes de criptografia AES de 256 bits, o visualizador de documentos Evince vem com dependências Flatpak atualizadas, o gerenciador de exibição GDM tem suporte multi-sede Wayland e melhor suporte para simpledrm, e a maioria dos GNOME Control Center’s as páginas foram portadas para o novo widget AdwToolbarView da libadwaita.
Além disso, a Calculadora GNOME melhora o desempenho do provedor de pesquisa, usa fonte numérica em vez de monoespaçada e melhora a abreviação da unidade elétron-volt.
Para completar, o GNOME Maps agora vem com um mapa experimental baseado em vetor e uma definição de POI de edição OSM atualizada.
O aplicativo GNOME Remote Desktop também foi atualizado nesta versão para usar novamente as portas RDP e VNC padrão e a biblioteca libei para canalização de eventos de entrada, e o leitor de tela Orca recebeu várias melhorias de desempenho e a capacidade de filtrar descrições redundantes para reduzir tagarelice.
Para saber mais sobre o GNOME 45 RC, acesse a nota de lançamento.
Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME
O GNOME 45 RC é o primeiro lançamento RC levando à série estável do GNOME 45, que está agendada para lançamento em 20 de setembro de 2023.
Você pode experimentá-lo compilando as fontes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream que você pode baixar aqui ou em uma versão de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux.
Os desenvolvedores do GNOME também recomendam usar a imagem de instalação do GNOME OS em uma máquina virtual com suporte EFI para testar a versão beta ou para portar suas extensões.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!