GNOME 45 lançado com novos recursos e aplicativos renovados

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 45 com novos recursos e aplicativos renovados. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 45 como uma grande atualização que introduz aplicativos renovados, novos recursos, bem como inúmeras outras mudanças.

Novidades do GNOME 45

GNOME 45 lançado com novos recursos e aplicativos renovados

Apelidado de “Riga” em homenagem à cidade anfitriã da conferência GUADEC 2023 em Riga, Letônia, o ambiente de desktop GNOME 45 está aqui para apresentar um aplicativo de Configurações (GNOME Control Center) completamente renovado que não apenas usa um design mais moderno baseado no mais recente LibAdwaita biblioteca, mas também simplifica várias configurações.

Os principais recursos a serem mencionados aqui são fatores de escala fracionários nas configurações de exibição, permitindo escolher entre fatores de escala de 100%, 125%, 150% ou 175%, configurações estendidas de data e hora com opções de relógio e calendário, um painel de privacidade completamente redesenhado para acessar mais rapidamente as diversas configurações, bem como um painel Sobre mais compacto.

O gerenciador de arquivos Nautilus, que é provavelmente o aplicativo mais usado depois de Configurações, foi atualizado no GNOME 45 com um novo design apresentando uma barra lateral moderna de altura total e botões reorganizados da barra de título, uma funcionalidade de pesquisa com melhor desempenho, bem como uma grade aprimorada. Visualizar.

Além disso, o Nautilus obtém uma melhor experiência de arquivamento, uma experiência de sandbox aprimorada, geração mais rápida de múltiplas miniaturas e uma visualização de lista aprimorada com formatos de data e hora mais consistentes e que permite escolher quais colunas serão exibidas.

Como você pode ver na imagem mais acima, há uma mudança no canto superior esquerdo da tela, ou seja, o botão Atividades foi substituído por um ícone que funciona como um indicador de espaço de trabalho, que permite alternar rapidamente entre espaços de trabalho rolando sobre ele.

Há também um novo indicador de câmera na barra superior para privacidade, mas só funciona para aplicativos que usam PipeWire.

Outra mudança interessante que você encontrará do outro lado da tela, no painel Configurações rápidas, na forma de uma configuração rápida para alterar a luz de fundo do teclado em laptops.

Além disso, as Configurações rápidas agora mostram feedback imediato quando a configuração rápida do Bluetooth é alternada.

Claro, existem inúmeras outras mudanças menores, mas importantes, como suporte aprimorado ao Wayland, fornecendo uma implementação de software de funcionalidade semelhante ao switch KVM para permitir que vários computadores sejam controlados a partir de um único teclado e mouse.

Há também a capacidade de dispensar notificações com a tecla Backspace, suporte para redes OWE (Opportunistic Wireless Encryption) no menu de status, reprodução e gravação de vídeo mais eficientes, um novo atalho de teclado (Super+S) para acessar o painel Configurações rápidas, como bem como gestos aprimorados de deslizar com três dedos para telas sensíveis ao toque.

O GNOME 45 apresenta um novo aplicativo de visualização de imagens chamado Image Viewer (anteriormente Loupe) que apresenta renderização rápida de imagens acelerada por GPU, renderização lado a lado para gráficos vetoriais, decodificação de imagens raster extensíveis e em sandbox e apresentação acessível dos metadados de imagem mais importantes.

E também há um novo aplicativo de câmera que funciona muito bem tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

O aplicativo da câmera vem com recursos como a capacidade de tirar fotos e vídeos, uma função de visualização integrada para ver imagens e vídeos rapidamente e um botão para alternar entre diferentes câmeras.

O GNOME 45 também melhora o aplicativo GNOME Software com um mecanismo melhor para atualizar pacotes que exigem a remoção de outros pacotes para satisfazer dependências, juntamente com melhor suporte para distribuições Debian GNU/Linux e Ubuntu, e a capacidade de também remover dados de aplicativos para aplicativos Flatpak. ao desinstalá-los.

O Calendário do GNOME recebe uma visualização mensal redesenhada para permitir que os usuários rolem infinitamente para o futuro e o passado, bem como novos atalhos de teclado para sincronizar calendários (F5), gerenciar calendários (Ctrl+Alt+M) e abrir o menu de calendários (F8) .

O emulador de terminal do console GNOME possui uma nova janela de preferências para definir fontes personalizadas e desativar a campainha do sistema, o GNOME Maps agora possui um botão que indica a direção e permite orientar o mapa para o norte, e o GNOME Connections agora permite copiar texto, imagens e arquivos para e de computadores remotos.

Melhorias menores, porém úteis, como um estilo de barra de cabeçalho atualizado, também foram introduzidas em muitos dos aplicativos GNOME padrão, incluindo Console GNOME, Calendário GNOME, Mapas GNOME, Calculadora GNOME, Editor de texto GNOME, Analisador de uso de disco GNOME, Fontes GNOME, Tour de boas-vindas do GNOME e Epifania (GNOME Web).

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

Com instalar

Se você deseja compilar o GNOME 45 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 45 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 45, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 42 mais recente, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sair da versão mobile