E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 45 Beta. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.
Sim. O Projeto GNOME anunciou a disponibilidade para testes públicos da próxima série de ambientes de desktop GNOME 44 em uma versão de pré-lançamento em estado alfa.
Agora, o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade geral para teste público da versão beta da próxima série de ambientes de desktop GNOME 45, prevista para o final de setembro de 2023.
Novidades do GNOME 45 Beta
O GNOME 45 beta está aqui cerca de cinco semanas após o lançamento alfa e melhora ainda mais o aplicativo GNOME Control Center (Configurações), que parece ser a estrela do próximo lançamento principal.
Vários vazamentos de memória e correções de rótulos de acessibilidade estão presentes na versão beta do GNOME Control Center, juntamente com portas de várias linhas de configurações para o novo widget AdwSwitchRow.
O aplicativo Configurações no GNOME 45 beta tem um painel Privacidade reorganizado que contém todos os subpainéis em uma única categoria, torna o novo painel Sobre mais compacto, adiciona uma descrição ao painel Data e Hora para explicar o novo “Relógio e Calendário” opções e adiciona um banner para indicar quando o sistema está off-line no painel Contas on-line, para que você não crie novas contas até que seja reconectado à Internet.
O painel Usuários também foi atualizado para exibir a seção “Outros usuários” apenas quando houver usuários a serem exibidos, tornar todo o painel insensível quando o usuário não tiver permissão para alterar as várias opções nele e resolver problemas de foco relatados pelos usuários quando selecionando uma imagem de avatar de um arquivo.
Também foi atualizado o painel Impressoras, que agora utiliza o estilo “cartão” para entradas de impressoras.
O gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) do GNOME agora usa uma nova exibição de navegação e barra de cabeçalho plana para a janela Propriedades, não alterna mais para o modo Exibir ao pesquisar arquivos, não adiciona mais pesquisa à pilha de histórico e otimiza o desempenho da exibição ao selecionar ou removendo muitos arquivos.
O GNOME Shell 45 beta recebeu a capacidade de carregar extensões como módulos, um novo indicador de câmera, uma nova alternância nas Configurações rápidas para luz de fundo do teclado, a capacidade de executar testes de “perf” como scripts externos, suporte para a biblioteca Tecla para visualizar layouts de teclado, e uma variante de estilo Light melhor.
O novo aplicativo de visualização de imagens Loupe que será introduzido como parte da versão GNOME 45 foi renomeado para Image Viewer e recebeu suporte JPEG-XL, uma caixa de diálogo de impressão renovada, sandbox para renderização SVG, um novo estilo personalizado para destinos de soltar, navegação aprimorada de imagens em compartilhamentos SMB, gestos de tela de toque aprimorados quando ampliados, bem como overshoot para gestos de deslizar.
Além disso, o GNOME 45 beta melhora o aplicativo GNOME Software com melhores notificações de erro para verificações GPG com falha, suporte para desabilitar animações na interface do usuário de acordo com as configurações de acessibilidade do usuário, mecanismo de atualização aprimorado para pacotes que exigem a remoção de outros pacotes para atender às dependências.
A nova versão do GNOME Software também traz melhor suporte para distribuições Debian GNU/Linux e Ubuntu, forçando-os a sempre usar a caixa de diálogo integrada do GNOME Software em vez da caixa de diálogo de repositórios de software fornecida pela respectiva distribuição GNU/Linux.
O GNOME System Monitor foi atualizado para usar o termo “Encerrar” para encerrar processos em vez de “Fim”. A Calculadora GNOME agora oferece melhor manuseio das teclas de cursor esquerda/direita, possui uma barra de ferramentas aprimorada que usa a biblioteca Adwaita e traz várias melhorias para a versão Flatpak.
O GNOME 45 beta também atualiza o emulador de terminal do console GNOME com uma nova janela de preferências para definir uma fonte personalizada e alterar o comportamento do sino, a capacidade de ampliar com Ctrl+Scroll, melhor suporte de teclado para gerenciar guias, telnet como um tipo ‘remoto’, rótulos para guias em alternadores e várias correções para notificações, arrastar e soltar, desanexar e fechar guias e a interface do usuário.
Por fim, o aplicativo GNOME Connections agora permite que os usuários fechem a caixa de diálogo de integração pressionando a tecla Esc, melhora o redimensionamento da área de trabalho e adiciona suporte ao canal da área de transferência.
Além disso, o aplicativo GNOME Maps agora sempre mostra números de telefone como links na versão Flatpak, traz melhor adaptabilidade para várias telas e gestos de toque para abrir a barra lateral e, mais uma vez, mostra animações ao ir para novos lugares e mostrar rotas.
O GNOME 45 beta também atualiza o componente xdg-desktop-portal-gnome com novos recursos, como suporte de portal de captura de entrada, suporte de portal de área de transferência, capacidade de restaurar sessões de área de trabalho remota e capacidade de se comunicar por meio de um soquete EIS para sessões de área de trabalho remota.
A configuração inicial do GNOME também recebeu algumas alterações, incluindo a capacidade de sempre exibir o menu Acessibilidade, suporte para desabilitar algumas funcionalidades irrelevantes do GNOME Shell e suporte para a biblioteca Tecla como uma nova dependência de tempo de execução para exibir visualizações de layout de teclado.
Fora isso, o aplicativo GNOME Logs recebeu melhorias no acelerador e na interface do usuário, o aplicativo GNOME Text Editor agora permite que você defina “Texto simples” na caixa de diálogo de seleção de idioma e não mostra mais atalhos de teclado nas dicas de ferramentas, e o Mutter recebe suporte para formatos YUV, Threads KMS e suporte para captura de entrada libei compatível com Wayland e biblioteca de entrada emulada.
Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME
O GNOME 45 beta está disponível para teste público como parte de várias distribuições de desenvolvimento como Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) ou Fedora 39 Rawhide.
O GNOME 45 Beta é o primeiro lançamento beta levando à série estável do GNOME 45, que está agendada para lançamento no final de setembro de 2023.
Você pode experimentá-lo compilando as fontes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream que você pode baixar aqui ou em uma versão de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux.
Os desenvolvedores do GNOME também recomendam usar a imagem de instalação do GNOME OS em uma máquina virtual com suporte EFI para testar a versão beta ou para portar suas extensões.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!