O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 45.5 com correções e pequenas atualizações. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 45.5.
Novidades do GNOME 45.5
Sim. O Projeto GNOME lançou o GNOME 45.5 como a quinta atualização de manutenção da série de ambientes de desktop GNOME 45 “Riga”, abordando vários bugs ou regressões e atualizando traduções de idiomas.
Vindo um mês após o lançamento do GNOME 45.4, o GNOME 45.5 é uma pequena atualização que remove o recurso experimental rt-scheduler da janela Mutter e do gerenciador composto porque agora há um thread KMS dedicado que também possui recursos de agendamento em tempo real.
Ele também corrige o fechamento automático de notificações do FreeDesktop.org, bem como uma regressão que faz com que as teclas fiquem presas ao aumentar o escudo da tela de bloqueio no GNOME Shell.
Além disso, o GNOME Shell 45.5 adiciona o uso explícito de /bin/bash
em vez de /bin/sh
, o que deve evitar alguns problemas no Ubuntu 22.04 LTS ou sistemas similares.
Para completar, a versão GNOME Shell 45.5 corrige um problema de confusão de ativação de serviço no aplicativo Extensions, remove a declaração de função restante, descontinua o uso da propriedade de exibição obsoleta, resolve uma falha e substitui alguns métodos obsoletos que não são mais necessários.
O GNOME Tweaks foi atualizado para a versão 45.2 corrigindo um bug que impedia a tradução do painel lateral, bem como um bug que causava travamentos ao redefinir o aplicativo em sistemas onde a extensão User Theme não estava disponível.
Também foi atualizado o navegador Epiphany (GNOME Web), para a versão 45.3, que corrige uma falha e permite o fechamento do popover de segurança após a seleção.
GNOME Online Accounts 3.48.1 também está incluído nesta atualização com correções para GoaEwsClient, vazamentos de memória identificados por analisadores estáticos, vazamento do objeto GTask, construção com libxml2 2.12, aborto da sessão sopa em caso de erro de certificado, aviso de resultado não utilizado de g_string_free() e verificação de AUTH=PLAIN antes de tentar uma autenticação.
Além disso, o visualizador de imagens Eye of GNOME foi atualizado para a versão 45.3, que trouxe apenas traduções atualizadas, e o GNOME Maps 45.5 melhorou a análise de URLs de objetos OSM que continham barras finais.
Vários outros componentes principais também foram atualizados, portanto, verifique a página de anúncio de lançamento para obter mais detalhes.
Os pacotes GNOME 45.5 estão chegando aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux.
Algumas distros já receberam algumas das atualizações incluídas nesta versão pontual, como Fedora Linux 39 e Arch Linux, portanto, certifique-se de manter suas instalações sempre atualizadas para uma experiência de desktop GNOME mais estável e confiável.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
O Projeto GNOME também lançou o GNOME 44.10 como a décima e última atualização de manutenção da série de ambientes de desktop GNOME 44, que agora é EOL (End of Life).
O GNOME 44.10 inclui o GNOME Shell 44.10 e o GNOME Online Accounts 3.48.1 com as mesmas alterações mencionadas acima, bem como componentes atualizados Folks, gtkmm e template-glib.
Os usuários do GNOME 44 são incentivados a atualizar seus sistemas para a versão pontual 44.10 e considerar a atualização para a série GNOME 45 o mais rápido possível ou aguardar o GNOME 46 nas próximas semanas.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 45.5 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 45.1 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.