O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 45.4 com correções de bugs para apps. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 45.4.
Novidades do GNOME 45.4
O GNOME 45.4 está aqui um mês após a atualização do GNOME 45.3 e traz um componente GNOME Shell aprimorado que mantém o efeito escuro na Visão geral das atividades para caixas de diálogo modais, melhora a minimização da animação adicionando “opacidade:0”, fecha a notificação de montagem quando a unidade é desconectada e adiciona o nível de mudança ausente ao layout Georgiano OSK (teclado na tela).
Além disso, o GNOME Shell recebeu correções para bugs que afetam a aparência do feedback no controle deslizante de luz de fundo do teclado, o alinhamento do menu em localidades RTL (da direita para a esquerda), bem como a transição da Visão Geral das Atividades dos resultados da pesquisa para a sessão do GNOME.
O GNOME Control Center foi atualizado para a versão 45.3 com páginas atualizadas de data e hora e Wi-Fi para corrigir a construção delas com tipos de ponteiro -Wincompatíveis, bem como uma página de região e idioma atualizada para evitar falhas de visualização ao acessar um ponteiro inválido.
O GNOME 45.4 também inclui o Mutter 45.4 com a capacidade de restaurar a liberação do estado de mensagens instantâneas antes de lidar com eventos importantes, o GNOME Maps 45.4 com correções para problemas com a barra de lugar no “modo móvel” estreito e o GNOME Music 45.1 com melhorias nas consultas do Tracker.
Além disso, a configuração inicial do GNOME foi atualizada até a versão 45.4.1 para remover uma nova string traduzível que foi introduzida acidentalmente com a correção da conta de usuário corporativo na versão 45.4. Em vez disso, uma string existente semelhante é usada, disseram os desenvolvedores.
Por fim, esta versão atualiza o jogo de tabuleiro GNOME Sudoku para a versão 45.5 para corrigir uma falha que ocorreu ao criar um jogo personalizado e suporte para destruir adequadamente a janela ao desligar, e atualiza o GNOME Tweaks para a versão 45.1 para corrigir um bug que impedia os usuários redefinam as configurações para o padrão, bem como um problema com traduções ausentes para as categorias de ajustes.
O Projeto GNOME também lançou o GNOME 44.9 como uma atualização de manutenção para a série de ambientes de desktop GNOME 44, abordando uma falha no navegador Epiphany ao colocar URLs em guias abertas, visualizar um vazamento de janela ao instalar aplicativos da Web, bem como falhas relacionadas a WebExtensions.
O GNOME 44.9 também atualiza o componente GNOME Bluetooth para corrigir problemas com alguns dispositivos que não desaparecem da entrada Quick Settings Bluetooth do GNOME Shell, melhora o aplicativo GNOME Initial Setup em sistemas ARM64 Wayland e corrige a capitalização de algumas teclas quando o caps lock está ativado no Mutter.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
O GNOME 45.4 agora está sendo implementado em várias distribuições populares do GNU/Linux que fornecem a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 45 “Riga”.
Dito isso, certifique-se de manter suas instalações sempre atualizadas se quiser desfrutar de uma experiência de desktop GNOME mais estável e confiável.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 45.4 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 45.4 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.