O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 45.2 com melhorias de desempenho e correções. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 45.2.
Novidades do GNOME 45.2
Sim. O Projeto GNOME lançou o GNOME 45.2 como a segunda atualização de manutenção da mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 45 “Riga”, trazendo mais correções de bugs, melhorias de desempenho e traduções atualizadas.
O GNOME 45.2 está aqui mais de cinco semanas após o GNOME 45.1 e melhora o componente GNOME Shell otimizando a pesquisa de aplicativos, melhorando o estilo de alto contraste e adicionando suporte para um campo “nome da versão” nas metainformações da extensão, já que as extensões do GNOME Shell agora suportam um personalizado string “nome da versão”.
Com esta atualização, o GNOME Shell agora mostra a caixa de diálogo de preferências somente após o carregamento de uma extensão.
Além disso, um problema de desempenho causado por vazamentos repetidos de sinal foi resolvido, e um problema com o backspace do teclado na tela travando também foi corrigido, junto com a navegação por seta nos resultados da pesquisa.
O GNOME 45.2 também atualiza a janela Mutter e o gerenciador composto para melhorar o suporte para tablets no X11 e para desabilitar o cursor de hardware quando inibido pelo backend. Uma falha e alguns outros bugs também foram resolvidos no Mutter 45.2.
O gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) recebeu suporte para detectar desmontagem em algumas montagens não nativas, suporte para expansão de tipos e tamanhos na caixa de diálogo Propriedades, uma correção para uma falha que ocorreu ao visualizar as propriedades da imagem, bem como uma falha que ocorreu quando reconectando-se a um servidor remoto.
O visualizador de imagens Loupe 45.2 também está incluído na versão GNOME 45.2 com ordenação aprimorada de imagens após a exclusão de imagens para que não confunda mais os usuários, atalhos de teclado aprimorados para mostrar corretamente os gestos de deslizar e a capacidade de mostrar uma imagem ao recarregá-la após um erro.
Também atualizado no GNOME 45.2 está o jogo de tabuleiro GNOME Sudoku 45.3, que agora ajuda usuários daltônicos ajustando a cor vermelha do aviso para ficar mais brilhante, e o File Roller (Archive Manager) 43.1, que melhora o suporte ao pacote DEB e ao Google Drive.
Uma nova versão do gnome-bluetooth (42.7) também está presente na versão GNOME 45.2 para corrigir bugs que impediam o servidor Obex Push de aceitar automaticamente arquivos de dispositivos emparelhados, o que poderia fazer com que a chave de conexão nos dispositivos conectados parecesse fora de sincronia com o estado da conexão.
A extensão Window List foi aprimorada para permitir que os botões sejam clicáveis na borda da tela e corrigir a visibilidade inicial da visualização, esta última também sendo corrigida na extensão Workspace Indicator.
Além disso, o aplicativo GNOME Text Editor 45.1 inclui correções para estilos de linha nas preferências e comparação aprimorada das alterações em um documento após ocorrer uma operação “Salvar como”.
Por último, mas não menos importante, o GNOME 45.2 inclui o xdg-desktop-portal-gnome 45.1 com a capacidade de enviar URIs de arquivos remotos como URIs FUSE locais, suporte para expor org.gnome.desktop.calendar através do portal Configurações, várias correções para screencast e entrada captura, bem como outras alterações.
Aplicativos como GNOME Software, GNOME Maps e GNOME Disks também foram atualizados nesta versão, mas com pequenas alterações ou traduções atualizadas.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
O próximo lançamento pontual, GNOME 45.3, está agendado para o início de janeiro de 2024, juntamente com a versão alfa do GNOME 46.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 45 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 45.1 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.