GNOME 44 RC lançado com correções e atualizações

E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 44 RC. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.

Sim. O Projeto GNOME anunciou a disponibilidade para testes públicos da próxima série de ambientes de desktop GNOME 44 em uma versão de pré-lançamento em estado alfa.

Agora, a versão RC do próximo ambiente de desktop GNOME 44 já está disponível para teste público antes do lançamento final em 22 de março de 2023.

Novidades do GNOME 44 RC

GNOME 44 RC lançado com correções e atualizações
GNOME 44 RC lançado com correções e atualizações

Sim. O GNOME 44 Release Candidate chegou reimplementar o suporte ao elementary OS e reverter a alteração “adicionar preferência para definir nova página de guia” no navegador da Web Epiphany (GNOME Web), permite a criação de máquinas virtuais sem selecionar uma entrada do sistema operacional Osinfo nas caixas do GNOME e melhore o estado dos switchers em todo o aplicativo GNOME Control Center.

Obviamente, vários bugs foram corrigidos em vários outros aplicativos e componentes principais, e várias traduções foram atualizadas.

Esse primeiro também melhora o suporte Flatpak para o aplicativo GNOME Disks, atualiza a página Sobre você no aplicativo GNOME Initial Setup para deixar claro que você pode escolher um avatar diferente, adiciona compilações noturnas para AArch64 (ARM64) para o aplicativo GNOME Maps e limpa aumenta o menu de Atalhos e diminui o uso de memória na Visualização de Músicas no aplicativo GNOME Music.

No GNOME 44 RC, as contas on-line do GNOME também foram aprimoradas para garantir que os tíquetes Kerberos expirados sejam readquiridos ao retomar da suspensão, lidar com vários caches de credenciais por identidade, resolver corretamente os endereços da conta Nextcloud e atualizar os terminais CalDAV/CardDAV OwnCloud.

Para completar, o Release Candidate atualiza a janela Mutter e o gerenciador composto para remover o suporte ao driver OpenGL herdado, melhorar a seleção do fator de escala padrão, lidar com todos os fallbacks do título da janela X11, gerenciar as atualizações do KMS de forma mais assíncrona, remover o suporte para sombreamento da janela, adicionar uma ferramenta de desenvolvimento experimental para modos HDR, implementar um protocolo de escala fracionária para Wayland e melhore a compatibilidade de emulação XWayland RandR.

Além disso, o GNOME 44 Release Candidate adiciona a hora do item original às miniaturas no aplicativo GNOME Photos, o padrão é suspender a sessão após 15 minutos, descarta o GTK para suporte à bandeja do sistema e ao processo de composição e expõe a substituição do GtkIconTheme às extensões.

O ambiente de área de trabalho GNOME 44 também vem com muitos outros recursos interessantes, como uma porta GTK4 do navegador Epiphany (GNOME Web), uma visualização em grade para o seletor de arquivos GTK, suporte para tamanho de ícone de 64px na visualização em grade do Nautilus (Arquivos), um novo submenu Bluetooth em Configurações rápidas, bem como a capacidade de desativar os resultados da pesquisa de configurações no Shell.

Para saber mais sobre o GNOME 44 RC, acesse a nota de lançamento.

Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME

O GNOME 44 RC é o primeiro lançamento RC levando à série estável do GNOME 44, que está agendada para lançamento em 22 de março de 2023.

Você pode experimentá-lo compilando as fontes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream que você pode baixar aqui ou em uma versão de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux.

Os desenvolvedores do GNOME também recomendam usar a imagem de instalação do GNOME OS em uma máquina virtual com suporte EFI para testar a versão beta ou para portar suas extensões.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.