O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44 com novos recursos e muitas melhorias. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44, uma grande atualização que traz vários novos recursos e muitas melhorias.
Novidades do GNOME 44
Com o codinome ‘Kuala Lumpur’ em reconhecimento ao trabalho realizado pelos organizadores da conferência GNOME.Asia Summit 2022, o GNOME 44 apresenta uma porta GTK4 do navegador da Web Epihaphy (GNOME Web), uma visualização em grade do seletor de arquivos para aplicativos que usam o seletor de arquivos GTK padrão, bem como suporte para adicionar uma VPN WireGuard diretamente do painel Rede.
Novos aplicativos chegaram ao GNOME 44, como Workbench para experimentar tecnologias GNOME, Zap para reproduzir sons de uma mesa de som, Boatswain para controlar seus dispositivos Stream Deck, Emblem para gerar avatares de projeto, Lorem para gerar o conhecido texto de espaço reservado Lorem Ipsum, Leitor de mangá Komikku, seletor de cores Eyedropper, designer de animações de mola elástica, aplicativo Clairvoyant Q/A e controle de tempo Chess Clock para jogos de xadrez over-the-board.
O GNOME 44 continua a melhorar o recurso de Configurações rápidas introduzido no GNOME 43, implementando um submenu no botão Bluetooth para conectar ou desconectar periféricos com mais facilidade e rapidez, adicionando descrições aos botões para ver facilmente seu status e implementando um novo recurso chamado Aplicativos em segundo plano via um novo serviço de monitoramento em segundo plano nos portais XDG 1.16.0.
Agora, os aplicativos em segundo plano aparecerão apenas quando os aplicativos estiverem sendo executados em segundo plano e não tiverem uma janela visível.
Os usuários podem usar esse recurso para fechar esses aplicativos em segundo plano ou verificar se os aplicativos estão em execução ou não.
O aplicativo GNOME Software agora vem com uma nova opção para mostrar apenas aplicativos de código aberto e gratuitos (desativados por padrão), a capacidade de remover automaticamente tempos de execução Flatpak não utilizados para economizar espaço em disco, uma nova maneira de desinstalar aplicativos via linha de comando, a capacidade para mostrar changelogs para atualizações rpm-ostree, relatórios de progresso para downloads rpm-ostree e confiabilidade de pesquisa aprimorada.
O GNOME 44 também traz muitas melhorias para o aplicativo Configurações (GNOME Control Center), que agora oferece suporte para compartilhamento de conexões Wi-Fi via códigos QR no painel Wi-Fi, um novo seletor de local no painel Data e hora, kernel e campos de versão de firmware no painel Sobre e aplicativos de SMS/chamada no painel Aplicativos padrão.
Além disso, os painéis Acessibilidade e Som têm um design mais simplificado, a IU de teste do mouse/touchpad foi aprimorada, novos designs foram implementados para as caixas de diálogo no painel Segurança do dispositivo, o painel Thunderbolt foi atualizado para aparecer apenas quando houver hardware Thunderbolt presente, e várias otimizações foram feitas para a região e idioma, usuários, Wacom e outros painéis.
Nautilus (Arquivos) agora oferece suporte a tamanhos de ícone de 64px, traz de volta pastas expandidas na exibição de lista e oferece desempenho aprimorado durante a pesquisa, Contatos do GNOME agora permite que você compartilhe contatos por meio de códigos QR, oferece suporte a vários atalhos de teclado e permite que você desmarque explicitamente um aniversário, e o GNOME Maps apresenta navegação por teclado para resultados de pesquisa e um design mais amigável para dispositivos móveis.
Outras mudanças dignas de nota no GNOME 44 incluem a capacidade de desabilitar os resultados da pesquisa de configurações no GNOME Shell, um novo portal de atalhos globais para permitir que os aplicativos sejam notificados sobre a ativação de atalhos, notificações aprimoradas de bateria fraca, arrastar e soltar aprimorados na grade de aplicativos do GNOME Shell, uma nova opção de visão geral da guia no GNOME Console, um gráfico de temperatura suave no GNOME Weather, novos atalhos de teclado, novos papéis de parede e muito mais.
O GNOME 44 será o ambiente de desktop padrão dos lançamentos dos sistemas operacionais Fedora Linux 38 e Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster), ambos previstos para serem lançados no dia no final de abril de 2023.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 4 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 44 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 44, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 42 mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.