GNOME 44 Alpha já está disponível para testes públicos

E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 44 alpha. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.

Sim. O Projeto GNOME anunciou a disponibilidade para testes públicos da próxima série de ambientes de desktop GNOME 44 em uma versão de pré-lançamento em estado alfa.

Ou seja, o GNOME 44 alpha agora está pronto para testes públicos para dar à comunidade Linux e Open Source uma amostra do que eles podem esperar do próximo grande lançamento de um dos ambientes de desktop mais populares para sistemas operacionais baseados em Linux, usado em desktop e dispositivos móveis.

Novidades do GNOME 44 alpha

GNOME 44 Alpha já está disponível para testes públicos
GNOME 44 Alpha já está disponível para testes públicos

O GNOME 44 promete um port GTK4 do navegador da Web Epiphany (GNOME Web), uma exibição de grade do seletor de arquivos e suporte para tamanho de ícone de 64px na exibição de grade no gerenciador de arquivos Nautilus, um submenu Bluetooth em Configurações rápidas, a capacidade de desativar os resultados da pesquisa de configurações, bem como um painel de Acessibilidade redesenhado com um novo padrão de navegação em Configurações.

Falando sobre Configurações (também conhecido como GNOME Control Center), ele recebeu muitas mudanças, incluindo suporte para compartilhamento de senhas de Wi-Fi por meio de um código QR, um painel de data e hora compatível com dispositivos móveis, bem como a capacidade de ver versões de kernel e firmware em o painel Sobre.

Além disso, o painel Thunderbolt agora só será exibido quando houver hardware Thunderbolt presente, agora é possível alterar as marcas nas escalas de velocidade do touchpad/mouse usando o teclado ou a rolagem do mouse, há uma nova entrada de aplicativos de SMS/chamada em Aplicativos padrão, e o painel Display agora oferece estado de erro aprimorado do recurso Night Light.

Várias pequenas melhorias foram implementadas nos painéis Segurança do dispositivo, Rede, Wi-Fi, Usuários, Wacom, Região, Impressora e Idioma. Também foi aprimorada a IU de teste do mouse/touchpad, embora essa alteração possa não chegar ao GNOME 44.

O aplicativo GNOME Software também recebeu algumas vantagens, como relatórios de progresso e changelogs para downloads rpm-ostree, a capacidade de visualizar apenas aplicativos de código aberto, remoção automática de tempos de execução Flatpak não utilizados, suporte para desinstalar aplicativos via linha de comando, bem como pesquisa aprimorada confiabilidade e exibição de erros.

Vários novos aplicativos também chegaram ao ciclo de desenvolvimento do GNOME 44. Isso inclui Workbench para experimentar tecnologias GNOME, Zap para reproduzir sons de uma mesa de som, Boatswain para controlar seus dispositivos Stream Deck, Emblem para gerar avatares de projeto e Lorem para gerar o conhecido espaço reservado para texto Lorem Ipsum.

Claro, existem inúmeras outras melhorias no GNOME 44, incluindo suporte para o aplicativo GNOME Maps para buscar miniaturas e extratos de artigos da Wikipedia, um novo serviço que detecta aplicativos em sandbox em execução em segundo plano sem uma janela visível para o usuário, um novo portal Global Shortcuts que notifica os aplicativos quando os atalhos estão sendo ativados, mesmo quando estão fora de foco, e melhor desempenho de pesquisa no Nautilus.

Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME

O GNOME 44 alpha é o primeiro lançamento instável levando à série estável do GNOME 44, que está agendada para lançamento em 22 de março de 2023.

Você pode experimentá-lo compilando as fontes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream que você pode baixar aqui ou em uma versão de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux.

Os desenvolvedores do GNOME também recomendam usar a imagem de instalação do GNOME OS em uma máquina virtual com suporte EFI para testar a versão alfa ou para portar suas extensões.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.