O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44.7 com melhorias de desempenho, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, O GNOME 45 não foi o único lançamento de desktop GNOME que chegou recentemente, já que o Projeto GNOME também anunciou a disponibilidade geral do GNOME 44.7 como outra atualização de manutenção para a série de ambientes de desktop GNOME 44.
Novidades do GNOME 44.7
Sim. O Projeto GNOME lançou recentemente o GNOME 44.7 como a sétima atualização de manutenção da série de ambientes de desktop GNOME 44 “Kuala Lumpur” para corrigir mais bugs e regressões de desempenho.
O GNOME 44.7 está aqui para usuários que ainda usam a série de ambientes de desktop GNOME 44 e promete otimizar a pesquisa de aplicativos no GNOME Shell, cujo desempenho foi melhorado graças aos desenvolvedores que abordaram uma degradação de desempenho causada por um vazamento repetido de sinal.
O teclado na tela do GNOME Shell também foi aprimorado nesta versão, corrigindo o problema de backspace travado.
Além disso, esta atualização inclui uma correção para o pop-up do Calendário para não diminuir mais com as alterações de data, bem como uma correção para a Visão Geral das Atividades e correções para algumas falhas e outros pequenos bugs.
O GNOME 44.7 também vem com uma versão atualizada do gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) que melhora a integração do Sushi, expansão de árvore nos resultados de pesquisa, reordenação de marcadores usando arrastar e soltar, conexão com servidores remotos, detecção de desmontagem em algumas montagens não nativas e corrige vários travamentos.
Assim como a versão GNOME 45.2 que chegou no início desta semana, a versão GNOME 44.7 inclui o gnome-bluetooth 42.7 para corrigir os bugs que impediam o servidor Obex Push de aceitar automaticamente arquivos de dispositivos emparelhados, o que poderia fazer com que a opção Conexão nos dispositivos conectados parecesse fora de sincronia com o estado da conexão.
Fora isso, a versão GNOME 44.7 melhora o suporte ao Wayland na janela Mutter e no gerenciador de composição, melhora o desempenho do HTTP/2 e adiciona suporte para a construção do libnghttp2 como um subprojeto no libsoup e corrige bugs no libadwaita, GSSDP, libgsf, tracker-miners e componentes GUPnP.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 44.7 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 44 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 44, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.