O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44.5 com melhorias no GNOME software, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, O GNOME 45 não foi o único lançamento de desktop GNOME que chegou recentemente, já que o Projeto GNOME também anunciou a disponibilidade geral do GNOME 44.5 como outra atualização de manutenção para a série de ambientes de desktop GNOME 44.
Novidades do GNOME 44.5
Chegando pouco mais de um mês após o GNOME 44.4, o lançamento pontual do GNOME 44.5 está aqui para melhorar ainda mais o gerenciador de pacotes do software GNOME, especialmente o estilo da página Explorar e o desempenho da pesquisa por arquivo do plugin PackageKit.
O software GNOME também recebeu uma correção para uma falha que ocorreu ao baixar recursos da Internet, uma correção para um bug que fazia o aplicativo parar de responder ao carregar capturas de tela de aplicativos e uma correção para a visibilidade do widget de histórico de versões na página Detalhes.
O navegador Epiphany (GNOME Web) também foi atualizado nesta versão, para a versão 44.7, com correções para um erro de JavaScript do gerenciador de senhas que aparecia em determinados sites, um problema em que as alterações nos favoritos não eram salvas e um bug causando janelas desanexadas da barra de guias não são destruídas corretamente.
O Mutter 44.5 também está incluído na versão GNOME 44.5 com melhorias para janelas e telas sensíveis ao toque do XWayland, junto com o GNOME Shell 44.5, que melhora o manuseio dos modos travados vs. bloqueados no OSK, inverte a direção do controle deslizante em locales RTL (Right-to-Left, ou da direita para a esquerda) e corrige a exposição de visualizações de janelas na tela de bloqueio por meio de atalhos de teclado.
Além disso, o GNOME 44.5 vem com um aplicativo GNOME Control Center (Configurações) atualizado para a versão 44.4, que inclui várias mudanças, como a capacidade de ocultar a linha “Suspensão automática” em máquinas virtuais, a correção para o movimento da linha de entrada no Painéis de pesquisa e teclado, a capacidade de ocultar o botão do código QR nas configurações de Wi-Fi para segurança não suportada, uma correção para um problema com o editor de conexão de rede que faz com que ele não feche quando as alterações são aplicadas, uma correção para um problema out-of-bounds de gravação em nomes de impressoras e correções para vários vazamentos de memória.
Por último, mas não menos importante, esta atualização inclui GNOME Boxes 44.3, que melhora o relatório de erros de download do sistema operacional, criação de máquina virtual ao definir a variável de ambiente G_MESSAGES_DEBUG, tratamento quando o KVM não está disponível, problemas de sensibilidade com o botão “Criar” e atualização da propriedade current-memory ao alterar a preferência de RAM da máquina virtual.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 44.5 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 44 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 44, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.