O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44.4 com melhorias no Epiphany, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.a
Agora, o Projeto GNOME anunciou o GNOME 44.4 como a quarta atualização de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 44 Kuala Lumpur.
Novidades do GNOME 44.4
Embora o GNOME 44.3 tenha sido ignorado por algum motivo, o GNOME 44.4 traz apenas algumas alterações no navegador Epiphany (GNOME Web), como ocultar o item de menu de contexto “Pesquisar na Web por” por padrão no modo Web App.
Vários bugs também foram corrigidos no Epiphany, que foi atualizado para a versão 44.6.
Isso inclui o quebrado “Salvar senha?” solicitações de permissão, % de caracteres não codificados em URLs que impediram que a sessão fosse salva, exibições da Web não destruídas quando a janela é fechada e uma falha.
O GNOME 44.4 também melhora o aplicativo GNOME Software desativando as animações na interface do usuário de acordo com as configurações de acessibilidade do usuário, corrigindo a capacidade de aplicar atualizações que exigem a remoção de alguns pacotes para atender às dependências e melhorando as notificações de erro de verificações GPG com falha.
Como o GNOME 44.3 estava ausente em ação, esta versão aparentemente inclui o GNOME Shell 44.3 com uma correção para o deslocamento do cursor ao usar uma lupa, uma correção para a falta de bordas do espaço de trabalho após alterações no papel de parede e uma reversão das otimizações anteriores do screencast devido a janelas falsas.
O mesmo vale para o Mutter 44.3, que corrige o bloqueio do tempo máximo de renderização dinâmico com varredura direta, adiciona a capacidade de evitar a alternância rápida do tempo máximo de renderização dinâmico e garante que o modo de monitor preferencial esteja sempre incluído.
O xdg-desktop-portal-gnome 44.2 também está incluído no GNOME 44.4 com uma única alteração, ou seja, a capacidade de expor o back-end de configurações ao executar fora do ambiente de área de trabalho GNOME, o que significa melhor compatibilidade com outras áreas de trabalho como Cinnamon ou Xfce.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 44.4 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 44 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 44, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.