O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44.2 com melhorias e correções de bugs. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44.2, como o segundo lançamento pontual para a mais recente série GNOME 44.
Novidades do GNOME 44.2
Chegando um pouco mais de um mês após o lançamento do ponto GNOME 44.1, o GNOME 44.2 está aqui para adicionar outra camada de correções de bugs e melhorias para tornar sua experiência de desktop GNOME 44 melhor, mais suave e mais estável.
No GNOME 44.2, os desenvolvedores atualizam o gerenciador de pacotes de software GNOME para melhorar o suporte para aplicativos Flatpak, verificam atualizações quando as atualizações automáticas estão desativadas, lidam melhor com vários trabalhos em segundo plano, evitam que atualizações rpm-ostree sejam baixadas ao verificar apenas se há atualizações estão disponíveis e reduzem o consumo de recursos em segundo plano quando o aplicativo está ocioso.
O gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) foi atualizado para a versão 44.2 como parte desta versão, trazendo várias correções para falhas que ocorriam ao usar pastas expansíveis e a exibição Outros locais, o comportamento do intervalo elástico na exibição Lista, estados de pesquisa inconsistentes, bem como como cursores rastreadores persistentes.
O navegador da Web Epiphany (GNOME Web) foi atualizado para a versão 44.3, uma versão que melhora a criação de aplicativos da Web, corrige solicitações de permissão de acesso ao armazenamento (Intelligent Tracking Prevention), aborda falhas que ocorreram ao usar o popover de favoritos e remove metadados do Purism do arquivo appdata.
O GNOME Control Center 44.2 recebeu várias pequenas correções de acessibilidade, incluindo a capacidade de ocultar toda a guia “Touchpad” no painel Mouse & Touchpad quando o touchpad não pode ser desabilitado, remoção da dica de linha de login automático no painel Usuários quando está desbloqueado, bem como algumas pequenas atualizações nos painéis Rede e Aparência.
Além disso, GNOME Maps 44.2 também está incluído nesta atualização e agora mostra miniaturas de lugares com uma entrada de Wikidata vinculada e uma imagem de título, mas sem um artigo da Wikipedia vinculado, e mostra a rotação correta do marcador de localização do usuário quando há um título (Geoclue indicando movimento) sempre que a visualização do mapa é girada.
Para completar, o GNOME 44.2 também vem com uma versão atualizada do software de virtualização GNOME Boxes (versão 44.2), que agora preserva as configurações de execução em segundo plano e aceleração 3D para clones de VM, salva as edições de configuração manual em CHANGES_DONE_HINT, melhora o pré-preenchimento da memória/armazenamento da VM recursos e corrige um problema em que as pastas compartilhadas não aparecem para VMs recém-criadas.
Por fim, este segundo lançamento de 44 pontos do GNOME também traz melhorias para Eye of GNOME, Evolution, GNOME Remote Desktop, Orca e outros aplicativos.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 44.2 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 44 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 44, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.