O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 43 com configurações rápidas, portes GTK 4, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME lançou o GNOME 43.
Novidades do GNOME 43
Após quase seis meses de desenvolvimento, o desktop GNOME 43 “Guadalajara” está finalmente aqui e apresenta algumas mudanças interessantes, sendo a mais proeminente o menu de Configurações Rápidas que pode ser acessado na barra superior do sistema, muito semelhante às que você provavelmente viu em dispositivos Android ou nos sistemas Windows 11 e macOS mais recentes.
As configurações rápidas basicamente unificam o menu antigo para facilitar aos usuários a alteração das configurações comuns do sistema, como modo avião, Bluetooth, modo escuro, luz noturna, VPN e Wi-Fi com um único clique.
Além disso, o novo design de configurações rápidas inclui controles deslizantes para alterar o volume e o brilho do seu dispositivo e modifica o modo de energia para um estado triplo para que ele retorne ao modo usado anteriormente quando clicado.
Segundo os desenvolvedores do GNOME:
“Várias dessas configurações não foram incluídas anteriormente no menu de status do sistema, como Modo Escuro e Modo Avião. Incluir isso significa que você não precisa mais abrir o aplicativo Configurações para alterá-los.”
O GNOME 43 continua a portar mais de seus aplicativos principais para as mais recentes tecnologias GTK4 e libadwaita.
Neste ciclo, os desenvolvedores portaram os aplicativos GNOME Builder, GNOME Console, Files (Nautilus), Initial Setup, GNOME Logs, GNOME Maps e Parental Controls, que agora ficarão mais modernos e bonitos. Além disso, vários aplicativos receberam uma nova caixa de diálogo Sobre.
Falando em apps, o gerenciador de arquivos Nautilus não só foi portado para o kit de ferramentas GTK4, mas também traz novas funcionalidades no GNOME 43, como novas visualizações de grade e lista, menus reorganizados, janelas de propriedades de arquivos e pastas redesenhadas com um novo botão para abra a pasta pai, um novo layout para as listas de resultados de pesquisa, arquivos recentes e com estrela, uma nova caixa de diálogo Abrir com, bem como uma barra lateral renovada que se adapta automaticamente a telas pequenas e é compatível com telas sensíveis ao toque.
Embora o Files seja provavelmente o aplicativo mais usado, outros aplicativos principais do GNOME também receberam melhorias.
Por exemplo, o aplicativo Calendário recebeu suporte para zoom e uma interface de usuário redesenhada com uma barra lateral que contém um seletor de data e uma visualização de agenda.
Além disso, o gerenciador de pacotes do GNOME Software recuperou o suporte para instalação e gerenciamento de aplicativos da Web (somente se ativado pela sua distribuição), a capacidade de listar outros aplicativos do mesmo autor, detalhes extras sobre o formato e outras propriedades dos aplicativos, um novo “Disponível para distribuição” na página de visão geral, armazenamento em cache aprimorado de metadados e notificações baixados e navegação do mouse nas capturas de tela do aplicativo.
O navegador da web GNOME Web (Epiphany) também foi atualizado, e agora oferece suporte para WebExtensions, suporte a aplicativos da Web renovado, bem como um novo item de menu de contexto para fazer capturas de tela, juntamente com o atalho de teclado Shift+Ctrl+S.
O aplicativo de chamadas agora permite o envio de mensagens de texto SMS do histórico de chamadas, suporta chamadas VoIP criptografadas com SIP usando SRTP, oferece rolagem mais fluida ao lidar com grandes históricos e inicializa muito mais rápido do que antes.
Além disso, o aplicativo Contatos agora pode importar e exportar arquivos vCard, o aplicativo Caracteres agora suporta emoji composto, o aplicativo Fotos agora usa o portal de papel de parede para definir o plano de fundo da área de trabalho e o Rastreador agora pode processar renomeações de diretório muito mais rapidamente.
O aplicativo Configurações (também conhecido como GNOME Control Center) agora tem um layout adaptável e apresenta um novo painel Device Security na seção Privacy que fornece uma visão geral da segurança de seu hardware e firmware.
Sobre isso, o Projeto GNOME disse que:
“As configurações de segurança do dispositivo podem ser usadas para detectar uma variedade de problemas de segurança de hardware, incluindo erros de fabricação e configuração incorreta de hardware. As novas configurações também podem alertar sobre possíveis problemas de segurança à medida que ocorrem, como adulteração de dispositivos físicos ou degradação repentina de testes de segurança, o que pode indicar a presença de malware.”
Pequenas melhorias também foram trazidas para o desempenho do layout do GNOME Shell, o teclado na tela foi atualizado para oferecer sugestões à medida que você digita, algumas das animações na Visão geral das atividades foram otimizadas para serem mais suaves, o estilo de UI escuro nos aplicativos GTK 4 foi foi polido, o RDP recebe suporte de áudio e há um novo som de alerta padrão.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 43 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 42 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 43, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 42 mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 42 a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.