E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 43 beta. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.
O Projeto GNOME completa 25 anos hoje e para comemorar o aniversário de seu nascimento, a equipe de desenvolvimento lançou a versão beta da próxima série de ambientes de desktop GNOME 43 para testes públicos.
Atrasado nove dias de sua data de lançamento oficial, o GNOME 43 Beta está aqui como o segundo marco de desenvolvimento após o lançamento do GNOME 43 Alpha, que deu início à conferência GUADEC 2022 que ocorreu no mês passado em Guadalajara, México, para moldar o futuro do próximo grande lançamento do ambiente de desktop GNOME.
Novidades do GNOME 43 beta
Como esperado, o GNOME 43 Beta está repleto de novidades, incluindo mais melhorias no suporte a WebExtensions e uma nova entrada de menu de contexto “Take Screenshot” para o navegador da Web Epiphany, a capacidade do gerenciador de máquina virtual GNOME Boxes para buscar sistemas operacionais recomendados de endereço remoto, suporte de conexão WWAN 5G para a página Celular do Control Center e suporte para telas de privacidade na página Exibir.
O novo emulador de terminal do GNOME Console foi portado para GTK4/libadwaita e vem com manipulação aprimorada de shells/comandos personalizados, correções de arrastar e soltar com URIs locais agora sendo convertidos em caminhos regulares do sistema de arquivos, bem como detecção de links de página de manual, atalhos de teclado , esquisitices da área de transferência, construção com Clang e diversas atualizações de dados auxiliares.
O aplicativo de chamadas recebeu tempos de inicialização aprimorados, desempenho de rolagem em relação a grandes históricos de chamadas e uma ação “Enviar SMS” no popover do histórico.
Além disso, o aplicativo Disks recebeu várias melhorias no Flatpak, e a configuração inicial do GNOME foi finalmente portada para GTK 4 e libadwaita.
O GNOME Shell, que é a parte mais importante do ambiente de desktop GNOME, agora vem com um novo painel de configurações rápidas que substitui o menu combinado do sistema, teclado na tela aprimorado, navegação aprimorada da grade de aplicativos, sombra de fundo do espaço de trabalho otimizada e animação de visão geral aprimorada atuação.
Ele também apresenta um novo alternador de dispositivo para os controles deslizantes de volume, a capacidade de carregar apenas extensões que suportam o modo de sessão atual, suporte para atualizar extensões apenas com o Extension Manager instalado, uma caixa de diálogo de portal de acesso mais ajustada e a capacidade de usar o mesmo formato em nomes de arquivos de screencast e captura de tela.
Por outro lado, a janela Mutter e o gerenciador composto receberam suporte de varredura direta para GPUs sem suporte a modificadores, suporte para varredura direta de vários monitores, suporte a buffer de pixel único, fallback ARGB se XRGB não for suportado, visibilidade do cursor no X11 ao usar apenas tablets como entrada e suporte básico de esquema de cores para decorações do lado do servidor.
A versão GNOME 43 Beta também inclui o conjunto completo de papéis de parede padrão e complementares nos formatos SVG e WebM para melhor compactação e resolução, bem como formatos quadrados 4K direcionados a telas widescreen, 4:3 e retrato.
O próximo marco de desenvolvimento do próximo ambiente de desktop GNOME 43 é o Release Candidate (RC), que está programado para o início de setembro.
Até lá, você pode testar a versão GNOME 43 Beta se baixar a imagem do instalador do GNOME OS e executá-la em uma máquina virtual com suporte a EFI, como a versão GNOME Boxes disponível no Flathub.
A versão GNOME 43 Beta também marca o início dos congelamentos de interface do usuário, recursos e API, e o anúncio de String agora também está em vigor antes do congelamento de String que começa no final deste mês, em 27 de agosto.
A versão final do GNOME 43 está prevista para 21 de setembro de 2022.
Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME
Para testar a versão beta do GNOME 43 beta, você pode usar a imagem do instalador, a ramificação 43 beta dos tempos de execução do Flatpak do Flathub beta ou o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que você pode baixar aqui.
Os pacotes fonte estão disponíveis aqui para mantenedores do sistema operacional Linux que desejam integrar o próximo ambiente de desktop em suas distribuições GNU/Linux.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, destinada principalmente para fins de teste. Sendo uma versão beta, você deve esperar muitos bugs e recursos ausentes.