GNOME 42 suportará o recurso papel de parede escuro

Entenda como o GNOME 42 suportará o recurso papel de parede escuro, uma funcionalidade que acompanhará a mudança de tema para o modo escuro.

Entre os vários novos recursos do GNOME 42 está um bem interessante relacionado a papéis de parede. Trata-se do recurso que fornecerá um papel de parede escuro.

GNOME 42 suportará o recurso papel de parede escuro

GNOME 42 suportará o recurso papel de parede escuro

Em resumo, quando a configuração do modo escuro for ativada no GNOME 42, uma versão ‘dark’ do papel de parede padrão é aplicada. Quando o modo de luz estiver ativado, uma versão ‘light’ do papel de parede é aplicada.

Naturalmente, você é livre para substituir esse comportamento e definir qualquer imagem que desejar como plano de fundo da área de trabalho, independentemente de qualquer preferência de modo escuro que esteja ativa.

O GNOME planeja mostrar todos os papéis de parede no mesmo lugar, embora com arranjos capazes de “modo escuro” visivelmente diferenciadas de fundos regulares.

Embora esse recurso não mude a maneira como você para qualquer outra pessoa usa o computador, é uma mudança interessante de acordo com a maneira como o modo escuro funciona em outros desktops, principalmente Windows 11 e macOS, bem como sistemas operacionais móveis como Android e iOS.

Infelizmente, não foi possível encontrar qualquer documentação específica sobre como se pode criar um par de papel de parede dinâmico/adaptável manualmente, mas o código que implementa parte das alterações sugere que uma configuração baseada em .xml ainda está envolvida.

O desenvolvedor do GNOME, Alexander Mikhaylenko, compartilhou mais detalhes sobre como as novas configurações de papel de parede escuro funcionam em um tópico no Twitter. Confira se você está interessado em criar seus próprios arranjos de dois tons para uso no GNOME 42.


Por fim, embora não exista atualmente uma opção automatizada para alternar entre o modo claro e escuro com base, por exemplo, na hora do dia, esse recurso está sendo considerado para o GNOME 43 ou além – o que é ótimo de ouvir.

GNOME 42 suportará o recurso papel de parede escuro

Você usará esses novos papéis de parede “dinâmicos” no GNOME 42? Ou você prefere usar a mesma imagem, independentemente de qual preferência de tema você está usando? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile