E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 42 beta. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.
Abderrahim Kitouni, da equipe de lançamento do GNOME, anunciou a disponibilidade para testes públicos da versão beta da próxima série de ambientes de desktop GNOME 42.
Ou seja, o GNOME 42 beta agora está pronto para testes públicos para dar à comunidade Linux e Open Source uma amostra do que eles podem esperar do próximo grande lançamento de um dos ambientes de desktop mais populares para sistemas operacionais baseados em Linux, usado em desktop e dispositivos móveis.
Novidades do GNOME 42 beta
Sim, a versão beta do GNOME 42 está agora pronta para adoção antecipada e entusiastas de tecnologia que desejam ser os primeiros a experimentar os novos recursos e aprimoramentos implementados no próximo ambiente de desktop, claro, com um atraso de dez dias em relação à data de lançamento inicialmente planejada.
Continuando o ciclo de desenvolvimento do GNOME 42, esta versão beta está aqui com mais aplicativos portados para o kit de ferramentas GTK4 e libadwaita, o recurso de captura de tela e screencast embutido altamente esperado que substitui o utilitário GNOME Screenshot (que não está disponível nesta versão), bem como o novo painel Aparência com suporte para os estilos Claro e Escuro.
Segundo Abderrahim Kitouni:
“Esta versão adiciona libadwaita, que contém blocos de construção para aplicativos GNOME modernos. Ele também adiciona gtksourceview versão 5 e libsoup versão 3. As bibliotecas Clutter, que estavam obsoletas no GNOME 41, foram removidas.”
Entre outras mudanças dignas de nota, o GNOME 42 beta vem com suporte Bluetooth aprimorado com suporte para exportar informações de bateria para dispositivos Bluetooth e a capacidade de verificar se algum dispositivo de entrada está conectado para exibir uma caixa de diálogo de confirmação ao desabilitar o Bluetooth, métodos assíncronos para a criação de miniaturas, bem como melhor suporte a miniaturas para aplicativos Flatpak.
O GNOME 42 beta também apresenta OSD (On-Screen Display) reformulado para os OSDs de volume e brilho, ícones coloridos atualizados de dispositivos e pastas Adwaita, novos papéis de parede padrão e complementares em variantes claras e escuras, aplicativo Extensions redesenhado, suporte para uma tela de privacidade, suporte para alteração da política de configuração do monitor, suporte aprimorado para laptops e LEDs de teclado, bem como a capacidade de anunciar suporte a DMA-BUF via PipeWire.
O GNOME Shell recebeu muitas novidades, incluindo layouts suíço-francês e suíço-alemão para o teclado na tela, suporte para listas de autenticação na tela de login, folha de estilo de shell renovada, navegação de teclado aprimorada de janelas e aplicativos na Visão geral de atividades, novos contraste’, indicador de localização fora de sincronia aprimorado, nova tela de fade ao alternar entre os modos escuro e claro e remoção de cantos arredondados da barra superior.
O aplicativo GNOME Calls recebeu suporte para adicionar contatos do histórico de chamadas, suporte para tel URIs em provedores SIP e a capacidade de definir codecs de áudio preferidos por meio de gsetting.
O aplicativo GNOME Calendar recebeu melhor manuseio de fuso horário, apresentação aprimorada de eventos de vários dias e uma visualização de ano renovada para ser um navegador de mês.
Além disso, o aplicativo GNOME Maps agora suporta um formato alternativo de URLs de localização do OpenStreetMap na barra de pesquisa. O aplicativo GNOME Music agora apresenta alternância de modo escuro.
O GNOME Software recebeu uma interface de usuário atualizada para classificações e análises de aplicativos, bem como uma aparência aprimorada da tela de carregamento da página Categoria.
A versão final do GNOME 42 está prevista para 23 de março de 2022.
Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME
Para testar a versão beta do GNOME 42, você pode usar a imagem do instalador, a ramificação 42beta dos tempos de execução do Flatpak do Flathub beta ou o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que você pode baixar aqui.
Os pacotes fonte estão disponíveis aqui para mantenedores do sistema operacional Linux que desejam integrar o próximo ambiente de desktop em suas distribuições GNU/Linux.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, destinada principalmente para fins de teste. Sendo uma versão beta, você deve esperar muitos bugs e recursos ausentes.