E foi lançado o GNOME 42.1 com muitas melhorias nos softwares, Nautilus e Control Center, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 42.1 como o primeiro lançamento pontual da mais recente série de ambientes de desktop GNOME 42 para corrigir bugs e adicionar várias melhorias.
Novidades do GNOME 42.1
O GNOME 42.1 chegou cinco semanas após o lançamento do ambiente de desktop GNOME 42 e traz inúmeras melhorias para o gerenciador gráfico de pacotes do GNOME Software, incluindo melhor manuseio do repositório Flathub e aplicativos Flatpak, melhor suporte de RTL (Right-to-Left) idiomas, várias correções de interface do usuário, bem como uma correção para um bug que impedia os usuários do Fedora Linux de desabilitar alguns repositórios.
O gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) também foi atualizado nesta primeira versão com suporte para o estilo HighContrast, a capacidade de pré-carregar informações de arquivos externos arrastados na exibição de lista, a capacidade de substituir o papel de parede do modo escuro quando não estiver usando o portal, popover aprimorado na caixa de diálogo Compactar no X11 e melhor suporte de idiomas RTL.
O GNOME 42.1 também melhora o aplicativo GNOME Control Center, que recebeu correções para rótulos de monitor e várias pequenas melhorias de comportamento no painel de exibição, manipulação aprimorada de conexões VPN no painel de rede, comportamento aprimorado do aplicativo auxiliar no X11 no painel de contas online, como bem como várias outras pequenas alterações nas contas de usuário e nos painéis da Wacom.
Além disso, o aplicativo GNOME Calendar recebeu melhorias no widget do seletor de datas, o novo aplicativo GNOME Connections agora permite que os usuários redimensionem e maximizem a visualização de exibição e lidem melhor com várias conexões simultâneas, e o aplicativo GNOME Music agora possui uma função de embaralhamento funcional, manipulação de arte aprimorada na rolagem e melhor suporte para idiomas RTL.
Por último, mas não menos importante, o GNOME 42.1 vem com uma nova versão do aplicativo GNOME Text Editor que recebeu melhorias no estilo da caixa de diálogo de preferência, títulos na caixa de diálogo “salvar alterações” e ícones para controles de zoom.
Também como parte deste primeiro lançamento do GNOME 42, há o GNOME Logs 42.0, uma atualização importante que introduz a preferência opcional do usuário no modo escuro, cantos arredondados da janela, a capacidade de abrir diretamente arquivos de diário, vários atalhos de teclado para a sobreposição de Ajuda e dimensionamento de janela melhorias.
Obviamente, muitos outros componentes principais receberam alterações menores, correções de bugs, etc., portanto, verifique o registro de alterações completo para obter mais detalhes.
Também hoje, o Projeto GNOME lançou o GNOME 41.6 como a sexta atualização de manutenção para a série de ambientes de desktop GNOME 41, que muitas distribuições ainda estão usando, como o Ubuntu 21.10.
O GNOME 41.6 traz apenas algumas correções de bugs, mas você ainda deve atualizar suas instalações quando as novas versões de pacotes chegarem aos repositórios estáveis.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 42.1 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 42 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 42, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 42 mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 42.x a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.