GNOME 41 lançado com uma nova configuração de modo de energia, e mais

E foi lançado oficialmente o GNOME 41 com uma nova configuração de modo de energia, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o GNOME Release Team anunciou o lançamento do GNOME 41 como a maior e mais recente atualização desta popular interface gráfica para distribuições Linux.

Novidades do GNOME 41

GNOME 41 lançado com uma nova configuração de modo de energia, e mais
GNOME 41 lançado com uma nova configuração de modo de energia, e mais

Seis meses em desenvolvimento, o GNOME 41 está aqui como uma atualização robusta e o primeiro grande lançamento após o GNOME 40 com novos recursos como uma nova configuração de modo de energia no painel de configurações de energia do Centro de controle do GNOME chamado Desempenho, que estará disponível no hardware que suporta este recurso.

O modo Performance aumenta o desempenho da CPU para permitir que seus aplicativos e atividades sejam executados mais rapidamente.

Sobre isso, os desenvolvedores do GNOME disseram que:

“Os modos de energia agora podem ser alterados rapidamente no menu Status do sistema, e o modo Economia de energia foi aprimorado, de modo que a tela escurece e desbota mais rapidamente quando está ativa. O Economizador de energia também será ativado automaticamente quando o nível da bateria estiver baixo.”

Além disso, o GNOME 41 apresenta o suporte inicial para aplicativos que solicitam um modo de energia específico. Por exemplo, isso pode ser muito útil para aplicativos e jogos que consomem muita energia para solicitar o modo Desempenho.

GNOME 41 também vem com aplicativos novos e atualizados. Por exemplo, o novo aplicativo Connections oferece aos usuários um cliente de desktop remoto moderno e fácil de usar, com suporte a conexões VNC e RDP.

Por outro lado, o aplicativo Music recebeu um novo design de IU com uma arte maior, uma nova visualização do álbum com um botão de reprodução, barra de reprodutor redesenhada, lista de artistas aprimorada para incluir imagens e uma nova arte de boas-vindas.

Também reformulado está o aplicativo GNOME Software, que agora apresenta configurações redesenhadas, um novo conjunto de categorias para navegar e explorar aplicativos, uma visualização Explorar atualizada para facilitar a descoberta de aplicativos, páginas de detalhes redesenhadas com capturas de tela maiores e novos blocos de informações, sistema operacional melhor banners de atualização, bem como layouts mais atraentes nas visualizações Instalado e Atualizações.

Outra novidade no Centro de Controle do GNOME é um painel de configurações de multitarefa que lhe dá controle sobre o gerenciamento de janelas e opções de multitarefa da área de trabalho, como o hot corner Activities, Active Screen Edges, a capacidade de mostrar áreas de trabalho em todos os monitores, escolher entre áreas de trabalho dinâmicas ou fixas e restringir a alternância de aplicativos para o espaço de trabalho atual ao usar o atalho de teclado Super + Tab.

Além disso, um novo painel de configurações de rede móvel está presente no GNOME 41 para permitir que você configure conexões de rede móvel como 2G, 3G, 4G e GSM/LTE. Claro, eles só estarão disponíveis em hardware compatível e substituirão as configurações de rede móvel anteriores.

Entre outras mudanças dignas de nota, o GNOME 41 traz suporte para a criação de arquivos .zip criptografados no gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos), a capacidade de importar eventos de arquivos .ics no aplicativo Calendário, melhor redimensionamento de janelas (especialmente para dispositivos móveis) na Calculadora aplicativo e suporte aprimorado para o modo escuro, melhor manuseio de sites que não respondem e pinça mais rápida para aumentar o zoom no navegador Epiphany (GNOME Web).

Por último, mas não menos importante, existem as melhorias de desempenho usuais e correções de bugs para tornar o GNOME mais rápido, bem como mais estável, confiável e flexível.

Por exemplo, a tela agora será atualizada mais rapidamente no Wayland em resposta à entrada do teclado e do ponteiro, os gestos multitoque no nível do sistema agora são mais consistentes e confiáveis, um novo renderizador GL padrão no GTK 4 fornece renderização mais rápida e consumo de energia reduzido, e um novo papel de parede Adwaita.

O ambiente de desktop GNOME 41 logo estará disponível nos repositórios de software estáveis ​​de muitas distribuições Linux populares, como Fedora Linux, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e outros, provavelmente antes do primeiro lançamento, GNOME 41.1, chegar às ruas em 30 de outubro de 2021. Enquanto isso, confira o vídeo promocional oficial com os destaques deste lançamento em ação!

Com instalar

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 41 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 41 a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.