GNOME 41 beta lançado com novos aplicativos, melhor suporte Wayland

E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 41 Beta. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.

O Projeto GNOME promoveu o próximo ambiente de desktop GNOME 41 para o canal beta para teste público antes do lançamento final no próximo mês, em 22 de setembro.

Assim, o GNOME 41 será a primeira grande atualização para o ambiente de desktop popular desde o lançamento do GNOME 40 com sua Visão Geral de Atividades redesenhada, e promete novos aplicativos, novos recursos, bem como inúmeras melhorias e correções de bugs.

Novidades do GNOME 41 beta

GNOME 41 beta lançado com novos aplicativos, melhor suporte Wayland

Os destaques do GNOME 41 beta incluem um novo aplicativo de chamadas que atua como discador e gerenciador de chamadas, principalmente útil para dispositivos móveis, mas também capaz de fazer chamadas VoIP, e suporte para o gerenciador de login GDM para permitir sessões de usuário Wayland mesmo se a tela de login for no X.Org, bem como para máquinas NVIDIA de um único fornecedor de GPU.

No GNOME 41 beta o GNOME Calendar agora suporta a abertura de arquivos ICS e importação de eventos e um novo popover de visualização de evento, GNOME Control Center será lançado com dois novos painéis, Cellular e Multitarefa, GNOME Disks agora usa LUKS2 para novas partições criptografadas e GNOME Music tem uma IU renovada.

O software GNOME do GNOME 41 beta também vem com uma IU ligeiramente renovada, e o gerenciador de arquivos Nautilus tem algumas mudanças, incluindo uma caixa de diálogo “Compactar …” redesenhada, suporte para a criação de arquivos ZIP protegidos por senha, um link para Configurações de Privacidade do Lixo, unificação das opções do “Abrir com…” no menu de contexto, e muito mais.

Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME

Para testar o GNOME 40 beta, você pode baixar a imagem do instalador (útil para desenvolvedores de extensões GNOME portar suas extensões), usar os tempos de execução Flatpak do Flathub ou compilá-los usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento e não é adequada para uso em um ambiente de produção.

Sair da versão mobile