GNOME 41.2 lançado com correções, traduções e algumas melhorias

O Projeto GNOME anunciou o lançamento oficial do GNOME 41.2 com correções, traduções e algumas melhorias, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou hoje o GNOME 41.2 como o segundo lançamento pontual da mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 41 para corrigir mais bugs, atualizar traduções e adicionar algumas melhorias.

Novidades do GNOME 41.2

GNOME 41.2 lançado com correções, traduções e algumas melhorias

O GNOME 41.2 está aqui cinco semanas após o GNOME 41.1 para atualizar a ferramenta de acessibilidade do leitor de tela Orca com comportamento aprimorado quando o botão voltar/avançar focado é pressionado, apresentação aprimorada de elementos subscritos e sobrescritos, capacidade de identificar e apresentar imagens de elementos personalizados, gerador de voz para alertas de navegador, suporte para lidar com inundações de mudança de nome/descrição no gerenciador de eventos, apresentação aprimorada de barras de progresso indeterminado (indicadores de ocupado) e melhor compatibilidade com Python 3.10.

O software de virtualização GNOME Boxes foi atualizado para a versão 41.2 com uma correção para um problema que impedia os usuários de configurar a aceleração 3D, bem como para um problema que fazia as máquinas virtuais ficarem sem som, uma lista atualizada de operações para download sistemas.

O GNOME 41.2 também atualiza o visualizador de documentos Evince para a versão 41.3, uma versão pontual que corrige metadados e remove “Quit” da página de atalhos, atualiza o aplicativo GNOME Calculator para a versão 41.1, uma versão secundária que corrige um problema em que a largura do modo básico do aplicativo foi forçado e atualiza o aplicativo GNOME Calendar para a versão 41.1, uma versão secundária que corrige a detecção de URLs do Google Meet.

O gerenciador gráfico de pacotes do GNOME Software 41.2 também possui a capacidade de recarregar os detalhes de um aplicativo apenas quando o usuário não instala ou remove o aplicativo, cálculo aprimorado do tamanho do disco, seção de complementos aprimorada que não mostra mais complementos para aplicativos diferentes e uma correção para uma falha que ocorreu durante o processamento de classificações de idade.

Também atualizado durante esta rodada está o visualizador da webcam Cheese, o novo aplicativo Connections, o visualizador de imagens Eye of GNOME, bem como a Configuração Inicial do GNOME, Centro de Controle do GNOME, Mapas do GNOME, Terminal do GNOME e componentes do GNOME Screenshot, este último finalmente sendo atualizado para a versão 41.

Esses aplicativos receberam pequenas correções de bugs e traduções atualizadas.

Para desenvolvedores de aplicativos, o GNOME Builder foi atualizado até a versão 41.3 com melhorias na resolução do tempo de execução Flatpak em novas instalações de sistema, melhorias no estilo do mapa de visão geral, um modelo GTK4 atualizado, ids de aplicativos mais restritivos no assistente de projeto, suporte para a inserção do editor correspondência de aspas simples (‘), melhorias no plug-in CMake, bem como estilo de diagnóstico e resultados de pesquisa aprimorados.

Com instalar

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 41.2 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 41.2, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 41 mais recente, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 41 a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sair da versão mobile