Abderrahim Kitouni anunciou a disponibilidade do GNOME 40 Beta. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.
Através de um anúncio por email, Abderrahim Kitouni informou a disponibilidade geral para testes públicos da versão beta do próximo ambiente de desktop GNOME 40.
Chegando apenas um mês após a versão alfa, o GNOME 40 beta está aqui com uma infinidade de melhorias e correções de bugs para tornar o próximo ambiente de desktop mais estável, confiável, seguro e agradável.
Novidades do GNOME 40 beta
Como você já sabe, o GNOME 40 apresentará um novo design de Visão Geral de Atividades que promete uma melhor organização espacial da visão geral, navegação aprimorada no touchpad usando gestos, navegação e inicialização de aplicativos mais envolventes, bem como melhor desempenho de inicialização.
Mas o lançamento do GNOME 40 beta vem com muitos outros benefícios, incluindo a capacidade de alternar espaços de trabalho com Super + scroll no Wayland, a implementação de uma caixa de diálogo de boas-vindas após grandes atualizações, suporte aprimorado de login por impressão digital, melhor manuseio de um grande número de visualizações de janela , melhorias no teclado na tela, suporte para manipulação de alterações de monitor durante screencasts, bem como integração da área de transferência com sessões de área de trabalho remota.
O navegador Epiphany (GNOME Web) recebeu muita atenção durante este ciclo e agora permite exportar favoritos como arquivos HTML, lembra das configurações anteriores na caixa de diálogo Limpar dados pessoais, oferece suporte experimental para algumas APIs WebExtensions e recursos uma nova barra de guias chique.
O gerenciador de arquivos Nautilus vem com algumas mudanças interessantes no GNOME 40 beta, como um preenchimento de guia aprimorado na entrada de localização, uma renomeação manual mais conveniente na caixa de diálogo Conflito de arquivos, suporte para extração de arquivos protegidos por senha, um novo design de página única para a caixa de diálogo Preferências e a capacidade de preservar mtime de diretórios não vazios durante as operações de movimentação.
O GNOME Font Viewer também recebeu uma atualização visual, e o aplicativo GNOME Maps agora apresenta um balão de lugar renovado que também funciona em telefones Linux.
O aplicativo GNOME Calculator também foi aprimorado no GNOME 40 beta, e agora ele apresenta testes de conversão de moeda, suporte para conversão de frequências, suporte para conversão de e para semanas, bem como suporte para conversão de e para séculos e décadas.
Além disso, o aplicativo GNOME Screenshot agora se lembra do atraso para as capturas de tela da área, e o software GNOME agora mostra o histórico da versão na página de detalhes do aplicativo.
Para completar, o Disk Usage Analyzer tem visuais atualizados para combinar com o estilo visual do GNOME 40, o visualizador de documentos Evince apresenta melhor suporte a HiDPI e há um novo design para personagens GNOME que funciona tanto no celular quanto no desktop.
As mudanças do Mutter 40 Beta também são interessantes com ele agora padronizando para iniciar o XWayland on-demand, suporte para configuração de modo atômico, padronizando para o layout de espaço de trabalho horizontal, heurísticas de modo de toque aprimoradas e uma variedade de outras correções.
Por fim, muitos outros aplicativos GNOME e componentes centrais receberam várias correções de bugs e atualizações de tradução.
Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME
Para testar o GNOME 40 beta, você pode baixar a imagem do instalador (útil para desenvolvedores de extensões GNOME portar suas extensões), usar os tempos de execução Flatpak do Flathub ou compilá-los usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento e não é adequada para uso em um ambiente de produção.