E foi lançado oficialmente o GNOME 40.4 com melhorias no GNOME software e correções, e muito mais. Confira as novidades desse point release.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o GNOME Release Team anunciou o lançamento do GNOME 40.4 como a quarta atualização de manutenção da mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 40.
Novidades do GNOME 40.4
O lançamento pontual do GNOME 40.4 chega exatamente um mês após a atualização do GNOME 40.3 e é considerado um lançamento de correção de bug estável para a série GNOME 40 que corrige alguns problemas críticos, mas também adiciona várias melhorias à funcionalidade existente para uma melhor experiência de desktop GNOME.
Esta é a quarta atualização de manutenção desta série, uma que deu um grande salto em frente, a tal ponto que a Canonical e a edição GNOME de Manjaro esperaram meses para adicioná-la. O Ubuntu ainda não o fez, mas o fará em 14 de outubro, coincidindo com o lançamento da família Impish Indri.
A maioria das novidades chegam como melhorias para os aplicativos, já que o GNOME não se separa como o KDE faz com seu Plasma (ambiente gráfico) e seu Gear (aplicativos).
Ressalta-se que o GNOME Shell foi atualizado para a versão 40.4, e onde bugs, como a visualização de janelas que não pareciam 100% boas, foram melhorados.
A tela de login do GDM (GNOME Display Manager) foi atualizada para a versão 40.1, uma versão que traz melhor suporte para desbloquear o GNOME Keyring com a senha do disco, melhor suporte para Flatpak, capacidade de classificar a lista de sessões na tela de login e suporte para Sessão e propriedades SessionType de accountsservice.
O navegador Epiphany 40.3 agora usa PDF.js apenas para solicitações GET e o script AdGuard para bloquear anúncios do YouTube.
Ele também adiciona suporte para verificar manualmente o tipo de conteúdo do filtro de adblock e vem com uma correção para um problema de uso da CPU do processo de IU.
O gerenciador de pacotes gráficos do GNOME Software foi atualizado para a versão 40.4, o que melhora a busca por aplicativos Flatpak e corrige o tamanho do download para o tempo de execução do aplicativo.
O mesmo vale para o GNOME Shell, também atualizado para a versão 40.4, uma versão que adiciona indicação de foco para interruptores, corrige uma falha ao arrastar a visualização da janela na visão geral, não inclui mais resultados de pesquisa ocultos em keynav e lida com alterações na barra de tarefas de ignorar.
O aplicativo GNOME Weather foi atualizado para a versão 40.1, um lançamento que adiciona raio de canto ao gráfico de previsão e aumenta o contraste ao usar temas escuros.
Além disso, o aplicativo agora mostra as mesmas informações em Celsius do que em Fahrenheit e salva corretamente a localização.
Entre outras mudanças, o visualizador de imagens Eye of GNOME 40.3 traz uma correção para travamento que ocorria quando o tipo de conteúdo ou tamanho do arquivo não podiam ser detectados, a biblioteca gnome-autoar 0.4.0 para criação e extração automática de arquivos adiciona suporte para criação de arquivos protegidos com senha e a Configuração inicial do GNOME 40.4 corrige um erro crítico na inicialização que ocorreu quando o geoclue foi desabilitado.
Com instalar
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 40 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 40 a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.